O projeto fotográfico “Retratos do Confinamento (Photos of Confinement) – Uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos durante os cotidianos da quarentena” está recebendo fotos, por meio de sua conta no Instagram (instagram.com/ photosofconfinement), para a realização de uma exposição de imagens e textos que discutam pensamentos, emoções e desejos presentes no cotidiano de brasileiros e estrangeiros, durante o período de quarentena, ocasionada pela pandemia da covid-19.
A conta foi criada em Inglês com vistas a internacionalizar o projeto. Os interessados em participar do projeto devem enviar suas fotos e textos, via direct do Instagram, na conta do projeto, em instagram.com/photosofconfinement, até 31 de março. As imagens devem incluir o nome do autor, um título e, se possível, um texto expressando sentimentos, emoções e desejos que se relacionam com a fotografia.
As fotos enviadas devem abarcar aspectos e temáticas relacionados ao confinamento, e podem ou não ser acompanhadas pelo texto. Serão aceitos textos em português, inglês, espanhol, francês, italiano e japonês; caso o texto seja mais longo que duas páginas, apenas trechos serão postados.
Os critérios para seleção do material enviado são fotografias tomadas entre os anos de 2020 e 2021, aderência, pertinência e relevância em relação ao tema da pandemia/confinamento durante o período de 2020-21, composição fotográfica e qualidade do texto. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente pela conta instagram.com/photosofconfinement.
Sobre o projeto
O projeto fotográfico foi lançado no início da pandemia, pela comunidade “Fotógrafos MBI”, criada pelo professor Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), juntamente com estudantes do curso de pós-graduação lato sensu Master in Business Innovation (MBI) da Universidade.
“As imagens, de múltiplos autores, contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem em zonas urbanas e rurais, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo confinamento”, diz o docente.
Para compor uma exposição fotográfica, serão selecionadas 37 imagens, que poderão ser vistas no saguão da Biblioteca Comunitária (B-So) do campus Sorocaba da UFSCar. O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e a curadoria inicial conta com o apoio voluntário de Marina Pinheiro Kluppel, discente do MBI do Campus Sorocaba da Instituição.