O Comercial teve uma temporada de 2020 relativamente boa. Semifinal de Série A3 e quartas de final na Copa Paulista. Entretanto, bater na trave para o acesso no Campeonato Paulista tornou a temporada bastante frustrante.
Porém, nem tudo foi “ruim” no Leão do Norte. Para o atacante Wesley Tanque, 24 anos, 2020 foi um ano para ficar marcado na história. Com 10 gols marcados em 19 partidas, o centroavante foi o artilheiro do Bafo no ano e, de quebra, teve a temporada mais goleadora de sua carreira.
Em entrevista exclusiva ao Tribuna, Tanque reconheceu a frustração pelo time não ter conseguido o acesso e falou sobre o momento mágico que viveu vestindo as cores do Leão do Norte.
“Faltou o acesso, pela campanha maravilhosa que a gente fez, dentro de um ano tão difícil. Pessoalmente, foi o melhor momento da minha carreira. Pude marcar gols, ajudar meus companheiros, minha equipe e isso me deixa muito feliz. Mesmo sem o acesso, fico com a sensação de dever cumprido”, afirmou Tanque.
“Espero que 2021 seja tão maravilhoso quanto foi 2020. Quero poder marcar muitos gols, acima de tudo conseguir os objetivos de ter um acesso, conquistar um título, porque são essas coisas que marcam a carreira de um jogador”, completou.
O excelente desempenho individual afastou Wesley Tanque do Comercial. Embora o jogador tenha contrato para disputar a Série A3, dificilmente ele fica no clube ribeirão-pretano.
“Ainda não posso falar sobre o meu futuro, mas acredito que meu empresário, junto com a diretoria do Comercial vão resolver tudo. Se meu futuro for ficar no clube, vou trabalhar da mesma maneira que trabalhei, com muita determinação e garra. Mas se for a hora da minha saída, não será um adeus, será um até breve”, disse.
Começo na Europa
Tanque fez o caminho inverso do que é tradicional. Começou na Europa e voltou ao Brasil. No inicio de 2020, o atacante teve breve passagem pelo ASA-AL antes de acertar com o Comercial.
“O Comercial foi um clube que abriu as portas para mim nesse retorno ao futebol brasileiro. Tive uma passagem pelo ASA, mas foi bem curta. O Comercial me deu oportunidade, os torcedores me abraçaram e isso vai ficar para sempre no meu coração. Pude retribuir todo esse carinho com gols”, destacou.
A primeira parada de Wesley na Europa foi para atuar no futebol alemão. Depois disso, o atacante rumou para a República Tcheca, atual Tchéquia, onde teve bons anos vestindo as cores do Slovan Liberec, um dos principais clubes do país.
“Jogar na República Tcheca foi uma experiência muito marcante para mim. Saí do Brasil muito novo, cheguei lá com apenas 19 anos e isso foi um desafio muito grande. Outro país, outra cultura e é totalmente diferente. Cresci muito como pessoa e também como profissional”, afirmou.
No Slovan, Tanque teve a oportunidade de dividir campo e vestiário com um dos maiores nomes da história do futebol tcheco, o atacante Milan Baros, que marcou época vestindo as cores de clubes como Liverpool, Aston Villa, Lyon e Galatasaray
“Conheci o Milan Baros e tive a oportunidade de jogar com ele no Slovan Liberec. Trabalhei com ele no dia a dia e isso foi muito bom para mim. Ele ajudou muito no meu desenvolvimento. Ter um cara com uma carreira excepcional do seu lado para te orientar e ajudar foi muito importante para mim. Ele é um cara muito gente boa. Vai ficar marcado na minha vida, nunca vou me esquecer disso”, revelou.
Sem revelar qual será seu futuro, Tanque deixou escapar que pode ser fora do país. O atacante revelou ter recebido sondagens de clubes europeus e também do futebol brasileiro.
“Quem está no Brasil quer ir para a Europa e quem está lá não quer voltar. Eu acabei voltando, mas isso foi bom, porque eu consegui jogar bem e isso me abriu portas. Tenho algumas sondagens para fora do Brasil e também tenho sondagens de times daqui. Eu e meus empresários estamos conversando e analisando qual é a melhor proposta”, finalizou.