O filme “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi indicado ao Gotham Awards 2020 na categoria de melhor filme internacional. A premiação é um dos chamados “termômetros” do Oscar, e pode ser um indício de que o longa-metragem brasileiro, que obteve sucesso de crítica, esteja na briga pela estatueta, mesmo sem ser o representante oficial do Brasil.
A cerimônia de premiação do Gotham Awards será nesta segunda-feira, 11 de janeiro. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou, em 18 de novembro, que o longa-metragem “Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou”, produzido e dirigido pela atriz Bárbara Paz, representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro (de língua não inglesa) no Oscar 2021.
O filme fala sobre a trajetória do cineasta Hector Babenco (1946-2016), que foi marido de Bárbara Paz, e também é uma coprodução com a emissora GloboNews, de TV por assinatura. O longa-metragem já foi premiado como melhor documentário no Festival de Veneza de 2019 e no Festival de Viña Del Mar, no Chile, em 2020.
“Bacurau” está indicado na mesma categoria do filme “Lindinhas”, de Maïmouna Doucouré, produzido pela Netflix, que acumulou polêmicas desde seu lançamento. O filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles narra o cerco de um grupo de estrangeiros ao município fictício que dá nome ao filme.
Em um misto de ficção científica, faroeste contemporâneo e ação, o longa mostra a resistência dos moradores de Bacurau à violência gratuita e desmedida à qual são submetidos. No elenco, estão Lia de Itamaracá, Sônia Braga, Udo Kier, Bárbara Colen e Silvero Pereira.
Recentemente, o roteiro de “Bacurau” foi publicado pela editora Companhia das Letras no livro “Três Roteiros”, que reúne também os textos de outros dois filmes de Kléber Mendonça Filho, “O som ao redor” e “Aquarius”. Desde sua estreia, é considerado um dos filmes mais instigantes produzidos no Brasil no século XXI, pelos críticos de todo o mundo.
Exibido em maio de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri. Apenas um filme brasileiro tinha ganho este prêmio anteriormente: “O Pagador de Promessa”, de Anselmo Duarte, em 1962. Também venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o prêmio de melhor filme no 29º Festival de Cinema Fantástico da Universidade de Málaga.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, citou “Bacurau” em sua lista de obras audiovisuais preferidas de 2020. Em uma publicação no Twitter, Obama fala que a pandemia deixou todo mundo preso em suas casas, mas levou o público a assistir o streaming em histórias que estão “borrando as fronteiras entre filmes teatrais e recursos televisivos.” Na lista, “Bacurau” está ao lado de filmes como “A Voz Suprema do Blues”, “Mank” e “Nomadland”. Entre as séries, Obama listou “I May Destroy You”, “O Gambito da Rainha”, “The Good Place” e “Mrs America”.