A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe, até terça-feira, 12 de janeiro, pedidos de transferências de alunos que desejem estudar nas unidades que fazem parte do Programa de Período Integral (PEI). O processo também vale para transferências entre escolas com períodos parciais.
No próximo ano letivo, que começa em 1º de fevereiro, mais 416 escolas do PEI estarão em funcionamento. O total de unidades que funcionam nesta modalidade vai aumentar de 364, em 2018, para 1.080 a partir de 2021, representando um crescimento de quase 300%.
Sete escolas são da região, três em Ribeirão Preto – Jardim Monte Carlo, Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira (“Nairzinha”) e Baudílio Biagi. Também estão na lista unidades de Bebedouro (José Francisco Paschoal), Santa Rosa de Viterbo (Teófilo Siqueira), Santo Antônio da Alegria (Macário de Almeida Cônego) e Pitangueiras (Maria Falconi de Felício).
No começo do ano, na região, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil em 82 unidades na capital da Região Metropolitana. Nos 645 municípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades.
Por conta da pandemia, os pedidos de transferência podem ser realizados online pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED), diretamente nas escolas que pretendem conseguir a matrícula ou nas unidades do Poupatempo.
Vale ressaltar que, caso não haja a possibilidade de vaga na escola desejada, o aluno será direcionado para a unidade mais próxima do seu endereço e que se enquadre nas suas necessidades. Nenhum estudante fica sem vaga na rede estadual paulista.
As novas escolas manifestaram interesse em aderir ao programa e obedecem aos critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como atender a uma comunidade com maior vulnerabilidade socioeconômica. As novas PEIs vão ofertar 254 mil novas vagas para alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.
No total, as 1.064 escolas do programa terão 542 mil vagas em todo o estado de São Paulo, o que corresponde a 15% da rede. Em 2019, fazia parte do programa 4% da rede, com 135 mil alunos. O PEI abrange agora quatro vezes mais estudantes desde 2019. O programa contempla 48% dos municípios do estado. Com esta expansão, mais 82 cidades terão PEIs.