A prática de atividade física orientada sob supervisão profissional dentro de uma “dose correta” associada à alimentação equilibrada, saudável, não industrializada e prescrita por profissionais competentes é para o profissional de Educação Física e mestre em Saúde e Educação, Aroldo Costa Neto, a “fórmula do sucesso para conquistar e manter a saúde e a qualidade de vida”.
“Todos os órgãos responsáveis pelas diretrizes de saúde apelam para que os médicos cada vez mais recomendem o combate ao sedentarismo e a inatividade física ao invés da prescrição unimodal de medicamentos. As evidências na literatura são tão fortes a favor do exercício físico no combate às doenças crônicas que nunca haverá um medicamento que substitua os seus benefícios físicos, hormonais, psicológicos e sociais”, explica o profissional.
Sobre as pessoas que buscam mudar a rotina ou melhorar a qualidade de vida na virada do ano, Aroldo diz acreditar que esse público se encaixa nos desejos que muitos têm na renovação. “Muita gente acredita que sempre que muda o ano a gente tem um recomeço, mas na verdade deveria ter uma sequência de bons hábitos para colherem a cada ano mais, e não esperar a virada para isso acontecer”, diz.
Aroldo completa que os exercícios físicos trazem muitos benefícios ao longo da vida e evitam mortes. “Exemplificando com o coronavírus. 98% das pessoas que morreram tinham alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou obesidade. Essas são algumas das doenças que podem ser combatidas com o exercício físico regular. Estima-se que se o mundo inteiro fosse ativo fisicamente, nós teríamos em torno de 10% das mortes que tivemos até agora, o que é um número de absurdo”.