Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Daerp quer intensificar obras em 2021

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O Daerp está iniciando um novo sistema de leitura, im­pressão e entrega simultânea da conta de água. O projeto piloto começou pelo Jardim Recreio, Jardim Itaú e Itaú Mirim, mas já seguiu para o residencial Li­liana Tenuto Rossi, Monte Carlo e segue agora para o Parque dos Sabiás e Léo Gomes de Morais. O novo sistema está recebendo investimentos de R$ 1,03 mi­lhão e está sendo feito graças a implantação do Gsan (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento) que moderni­zou o sistema de leitura.

A implantação da leitura e impressão simultânea foi um marco
para o Daerp. É um símbolo do trabalho de modernização
implantado na autarquia nestes quatro anos”,
diz o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte

“A implantação da leitura e impressão simultânea foi um marco para o Daerp. É um sím­bolo do trabalho de moderni­zação implantado na autarquia nestes quatro anos”, diz o supe­rintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte. Um dos primeiros usuários a receber a sua conta após a leitura foi o diretor da Faculdade de Economia, Ad­ministração e Contabilidade (FEA) da USP de Ribeirão Pre­to, André Luciton Costa que é morador no Jardim Recreio e recebeu a conta junto com a es­posa Regiamar Costa.

A implantação da leitura, impressão e entrega simultânea da conta de água representa um dos avanços conquistados nos últimos quatro anos no Daerp. Ao assumir a autarquia em ja­neiro de 2017, a diretoria en­controu um déficit financeiro de R$ 42,4 milhões. Além do pro­blema financeiro, havia muito o que fazer para melhorar a gestão e a prestação de serviço.

“Tirar o Daerp da idade da pedra, montar uma diretoria e uma equipe competente e com­prometidas com os avanços, foram passos acertados para alcançarmos a era digital na lin­guagem web e em tempo real, assim como recuperar a credi­bilidade e a capacidade de in­vestimentos foram conquistas grandiosas nestes quatro anos”, afirma Afonso.

As primeiras decisões foram difíceis, mas necessárias, como a redução de 67% das 544 mil horas extras e plantões realiza­das em 2016 para 168 mil horas em 2020; a suspensão de gra­tificações sem previsão legal; a suspensão do banco de horas; a implantação do ponto digital e biometria; suspensão do meio período quando do recebimen­to de salários; implantação do cartão combustível e gestão da frota por GPS; implantação do eSocial, etc.

No setor de esgotos, jun­tamente com a Prefeitura e a Ambient, estão sendo conclu­ídas as obras de implantação de 97,2 quilômetros de inter­ceptores e coletores de esgoto. São 40 obras que vão permitir a universalização do sanea­mento básico da cidade. Além destas, o Daerp realizou uma série de obras de extensão de redes de esgoto e de ligações onde o serviço não era ofere­cido, com recursos próprios e repasses do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehi­dro). Depois de 12 anos sem destinar recursos a Ribeirão Preto, o Fehidro aprovou três projetos apresentados em 2019 e 2020.

Redução de perdas
No abastecimento de água, foi iniciado em 2018 o Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas e Eficiência Energética, com o objetivo de reduzir em 50% as perdas totais de água. Já foram substituídos mais de 100 mil hidrômetros, para reduzir a submedi­ção, estão sendo substituídos 46,6 quilômetros de redes em quatro bairros e estão em fase de conclusão cinco novos reservatórios nos bairros Ribeirânia (dois), Heitor Rigon (dois) e Parque São Sebastião. Em 2016 as perdas totais eram de 62,8% e estão em cerca de 50% em 2020.

Em fase de conclusão cinco novos reservatórios: dois na Ribeirânia, dois no Heitor Rigon (foto) e um no Parque São Sebastião

As obras do programa serão intensificadas em 2021 com a cria­ção de 56 setores de abastecimento, construção de 17 reservatórios, perfuração de um poço e recuperação de outros nove, implantação de 65 quilômetros de adutoras e 560 válvulas redutoras de pressão. A implantação de adutoras e válvulas já foram contratadas. Também já foi contratado um consórcio que irá fazer a busca e o reparo de vazamentos não visíveis.

O programa de redução de perdas ainda terá empresa de caça­-fraudes e automação do sistema. Com a distribuição setorizada, o abastecimento será invertido. Hoje cerca de 70% da água captada segue direto do poço para os pontos de consumo, com alta pressão, o que provoca vazamentos. Com o novo sistema, toda a água capta­da irá do poço para os reservatórios e destes para a distribuição por gravidade.

Frota e call center
Depois de mais de dez anos, o Daerp implantou o maior progra­ma de renovação e ampliação da frota de veículos de sua história, com aquisição de caminhões, retroescavadeiras, motos, minivans, carros e picapes. Foram 94 novos veículos, com investimento de R$ 8,8 milhões com recursos próprios. Medidas de gestão como o Cartão Combustível, a gestão da frota por GPS e manutenções preventivas, deram maior eficiência ao setor de transporte e à realização de serviços.

Programa de renovação e ampliação da frota de veículos: aquisição de caminhões, retroescavadeiras, motos, minivans, carros e picapes

Em fevereiro de 2019, o Daerp implantou o Novo 115, que passou de 4 atendentes de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas, para 17 atendentes das 7 às 21 horas em todos os dias da semana, com prazo de até 45 segundos para atendimento do usuário. De maio a dezembro de 2019 foram 205.796 chamadas atendidas. Em 2020 a média mensal de chamadas atendidas está em torno de 21.000. Des­de então, cessaram as reclamações do call center. Para 2021 está prevista a instalação do 0800, com atendimento 24 horas por dia.

Contas equilibradas
Apesar da elevada inadimplência e queda de arrecadação provocadas pela pandemia em 2020, as contas do Daerp estão em dia. Após o déficit financeiro de 2016, de R$ 42,4 milhões (recursos próprios), vieram superávits significativos. Em 2017 com R$ 29,2 milhões, em 2018, R$ 37,7 milhões, em 2019, R$ 34,4 milhões. Em 2020 a previsão é deixar saldo de caixa de R$ 83 milhões, com restos a pagar de R$ 43 milhões, um saldo disponível de R$ 40 milhões. Com recursos vinculados, a disponibilidade total ficará próxima de R$ 76 milhões.

Sevandija
Como resultado da Operação Sevandija, o Daerp tomou uma série de medidas para estancar prejuízos e reaver o que foi desviado. O contrato com a Aegea não foi renovado e foi instaurado um processo judicial contra a empresa e seus diretores, que culminou com um acordo de leniência em outubro deste ano, inédito e favorável ao Daerp que, juntamente com o Gaeco, a Prefeitura Municipal e outros atores, chegou-se ao montante de ressarcimento de mais de R$ 70 milhões, com R$ 40,2 milhões depositados em novembro.

Novo software
Uma das principais medidas administrativas de gestão foi a substituição de um softwa­re adaptado da Secretaria da Fazenda, da década de 1980, por um sistema genuíno de saneamento, o GSAN, permitin­do sair do Cobol para o sistema interativo WEB. Isto possibilitou avanços significativos em todas as áreas, desde o operacional até o atendimento, com acesso e serviços online, nome do usuário na conta e o início da leitura, impressão e entrega simultânea da conta.

Troca de software: avanços significativos em todas as áreas

O novo sistema também permitiu a emissão de ordens de serviço online. Em campo os servidores recebem as ordens a serem executadas. Eles também inserem informações sobre a re­alização dos serviços, incluindo imagens do trabalho realizado.

Postagens relacionadas

Investigação em fraude na construção do estádio Mané Garricha ‘passa’ por Ribeirão

Redação

Deic de Ribeirão Preto apreende mais de mil porções de drogas

William Teodoro

Saerp notifica empresa por atraso no pagamento de funcionários

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com