Tribuna Ribeirão
Cultura

Festival de Brasília revela vencedores

O filme ‘Por Onde Anda Makunaíma’, de Rodrigo Séllos (foto), foi o vencedor na categoria melhor filme da 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais an­tigo evento de cine­ma do País. A ceri­mônia foi realizada de maneira online na tarde desta se­gunda-feira (21), com uma homena­gem especial para a atriz Nicete Bruno, morta no domingo após complicações da covid-19. ‘Por Onde Anda Makunaí­ma’ busca um resgate histó­rico do personagem da rap­sódia de Mário de Andrade.

O prêmio especial do júri foi para ‘Ivan, o Terrível’, do­cumentário de Mário Abba­de sobre Ivan Cardoso, tam­bém diretor. O júri deu ainda outro prêmio especial para a montagem de ‘A Luz’ de Má­rio Carneiro.

‘República’, o curta-me­tragem de Grace Passô pro­duzido e lançado durante o isolamento social da pande­mia, também se consagrou ao vencer prêmios importan­tes, como a escolha da crítica entre os filmes do formato.

O festival deste ano qua­se não foi realizado. Seu cancelamento chegou a ser anunciado. Depois, voltou­-se atrás e divulgou-se que o festival ocorreria, sim, só que no fim do ano e em formato não presencial. O documen­tarista Silvio Tendler foi cha­mado para o cargo de diretor artístico do evento, e uma parceria com o Canal Brasil possibilitou a transmissão. Os longas da mostra com­petitiva foram ao ar todas as noites, às 23h no Canal Bra­sil. O resto da programação foi deslocado para o strea­ming da emissora.

Postagens relacionadas

Escritora lança romance policial

Redação 1

Conselho abre inscrições para aulão sobre projetos culturais em RP

Redação 2

Mostra leva ‘belle époque paulistana’ a Altinópolis

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com