Tribuna Ribeirão
Política

Partidos de oposição assinam manifesto defendendo medidas na sucessão da Câmara

DIVULGAÇÃO

Partidos de oposição que apoiam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lan­çaram um manifesto marcando posição sobre pautas da Casa. O documento assinado por PC­doB, PDT, PSB e PT fala em der­rotar Jair Bolsonaro, chamado de “um presidente criminoso”.

Entre os compromissos ci­tados pelos partidos, estão o posicionamento contra a au­tonomia do Banco Central e a privatização de estatais, entre elas a Eletrobras. Maia, porém, afirma que não há um acordo em torno da agenda econômi­ca dentro do bloco que o apoia.

As legendas de oposição em torno de Maia defendem ainda a retomada de uma proposta que prorrogue o auxílio emergencial e a tributação de lucros e divi­dendos, entre outros pontos.
Mais cedo, ao falar sobre o posicionamento da oposição, Maia afirmou que não há um acordo em torno da agenda econômica.

Maia só está à espera do PT para anunciar o candidato que vai apoiar à sua sucessão, em fevereiro de 2021. O nome favo­rito para concorrer ao comando da Câmara com aval do bloco parlamentar liderado por Maia é o do deputado Baleia Rossi (SP), presidente do MDB.

Maia disse que divulgará até esta quarta-feira o escolhido para enfrentar Arthur Lira (Pro­gressitas-AL), líder do Centrão que conta com o respaldo do Palácio do Planalto na disputa. A demora ocorre por causa da bancada do PT, que está dividida e tenta chegar a um acordo, mas também em razão de um impas­se nas fileiras do MDB.

Na semana passada, senado­res do MDB procuraram Baleia Rossi para dizer que a sigla terá um candidato à cadeira do presi­dente do Senado, Davi Alcolum­bre (DEM-AP). Argumentaram que, diante dessa decisão, ele não deveria concorrer à Câmara para não atrapalhar as articu­lações no Salão Azul. A ava­liação foi a de que seria muito difícil o Congresso eleger in­tegrantes do mesmo partido, como ocorre hoje com o DEM, para dirigir as duas Casas.

A bancada do PT é a maior do bloco, com 54 integrantes. Embora a sigla esteja no gru­po de Maia, o apoio de petistas ainda é disputado individual­mente por Lira.

Postagens relacionadas

Temer se reúne com Jungmann; sistema único de segurança será sancionado hoje

Redação 1

Absorventes encalham em RP

William Teodoro

Rodoanel de SP teve sobrepreço de R$ 55 milhões, aponta TCU

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com