O Ministério Público (MP) abriu procedimento para apurar reclamações de consumidores sobre o aumento no valor de contas de água do Departamento de Águas e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp). De acordo com a promotoria foi encaminhado ofício para a autarquia solicitando esclarecimentos sobre as reclamações dos usuários. O MP solicitou também informações sobre a forma do cálculo das contas de água na cidade para poder verificar se há ou não alguma irregularidade.
Durante a fase mais aguda da pandemia do coronavírus em Ribeirão Preto, a leitura de consumo em todos os imóveis da cidade passou a ser feita pela média de consumo dos últimos doze meses com o compromisso de compensação, para mais ou para menos, no reinício das leituras. O setor de leituras do Daerp voltou a funcionar no final de setembro.
Na época da suspensão o Daerp informou que muitos leituristas foram afastados do trabalho por estarem em algum dos grupos de risco da covid-19 – idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades (doentes crônicos) – e também porque parte dos moradores não estavam permitindo a entrada dos servidores nas residências, com medo do contágio pelo novo coronavírus.
Segundo o Daerp com a retomada das leituras será possível verificar o consumo real aos usuários e ajustar os valores do período, com as devidas com-pensações para mais ou para menos, sem prejuízo para os usuários. Caso o valor pago tenha sido menor que o devido, a diferença será diluída e paga pelo usuário parceladamente em seis meses. Quem pagou acima do valor, em função de a média ser maior que o consumo, receberá o crédito em sua conta de água também em seis parcelas. Ribeirão Preto tem 204 mil ligações de água.
O Daerp informou ao Tribuna que todas as reclamações serão analisadas. Para isso orienta a população que ao ser identificado qualquer desconformidade de consumo envie um e-maiil com a referida conta para a autarquia por meio do endereço [email protected] – o consumidor também pode procurar um dos postos de atendimento da autarquia.