Tribuna Ribeirão
Política

MP que saber motivos do aumento em contas de água

ARQUIVOTRIBUNA/ALFREDO RISK

O Ministério Público (MP) abriu procedimento para apurar reclamações de con­sumidores sobre o aumento no valor de contas de água do Departamento de Águas e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp). De acordo com a promotoria foi encaminhado ofício para a autarquia solici­tando esclarecimentos sobre as reclamações dos usuários. O MP solicitou também infor­mações sobre a forma do cál­culo das contas de água na ci­dade para poder verificar se há ou não alguma irregularidade.

Durante a fase mais aguda da pandemia do coronavírus em Ribeirão Preto, a leitura de consumo em todos os imóveis da cidade passou a ser feita pela média de consumo dos últimos doze meses com o compromis­so de compensação, para mais ou para menos, no reinício das leituras. O setor de leituras do Daerp voltou a funcionar no fi­nal de setembro.

Na época da suspensão o Daerp informou que muitos leituristas foram afastados do trabalho por estarem em algum dos grupos de risco da covid-19 – idosos acima de 60 anos e pes­soas com comorbidades (doen­tes crônicos) – e também por­que parte dos moradores não estavam permitindo a entrada dos servidores nas residências, com medo do contágio pelo novo coronavírus.

Segundo o Daerp com a re­tomada das leituras será possí­vel verificar o consumo real aos usuários e ajustar os valores do período, com as devidas com­-pensações para mais ou para menos, sem prejuízo para os usuários. Caso o valor pago te­nha sido menor que o devido, a diferença será diluída e paga pelo usuário parceladamente em seis meses. Quem pagou acima do valor, em função de a média ser maior que o consumo, receberá o crédito em sua conta de água também em seis parce­las. Ribeirão Preto tem 204 mil ligações de água.

O Daerp informou ao Tribu­na que todas as reclamações se­rão analisadas. Para isso orienta a população que ao ser identifi­cado qualquer desconformida­de de consumo envie um e-maiil com a referida conta para a au­tarquia por meio do endereço [email protected] – o consumidor também pode pro­curar um dos postos de atendi­mento da autarquia.

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