Tribuna Ribeirão
Cultura

Orlando Duarte morre de covid aos 88 anos

SÃO PAULO FC

Faleceu nesta terça-feira, 15 de dezembro, o jornalista e comentarista esportivo Or­lando Duarte, vítima de com­plicações do novo coronaví­rus (covid-19). Ele tinha 88 anos e estava internado havia três semanas em um hospital de São Paulo.

Autor de mais de 30 livros que lhe renderam o apelido de “Eclético”, participou da antiga Feira Nacional do Livro de Ri­beirão Preto, que este ano foi rebatizada para Feira Interna­cional do Livro (FIL). Ele nas­ceu em 18 de fevereiro de 1932 na cidade paulista de Rancha­ria, a cerca de 530 quilômetros da capital do estado.

Esteve na cobertura jorna­lística de 14 Copas do Mundo e dez edições de Olimpíadas. Trabalhou nas TVs Globo, Band, Gazeta, SBT e Cultura e nas rádios Bandeirantes, Gaze­ta, Trianon e Jovem Pan, pas­sando pela Rádio Nacional em 2014, onde comentou o Mun­dial disputado no Brasil.

Entre as principais obras, es­tão as que publicou a respeito do Rei Pelé, das histórias olímpicas e das Copas e do chamado Trio de Ferro da capital paulista: São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Os clubes relembraram os livros em postagens no Twitter lamen­tando o falecimento do comen­tarista, que desde 2018 sofria do Mal de Alzheimer.

Como torcedor, era fã da Portuguesa e do Vasco. Em 1963, Orlando Duarte chegou a dirigir a Lusa em um amis­toso durante uma excursão à Alemanha, em substituição ao então técnico Otto Glória, que estava doente. Também em postagem no Twitter, o clube paulista manifestou pesar pelo falecimento do jornalista, que estava afastado da crônica es­portiva desde 2012.

Postagens relacionadas

Grupo encena a paixão de Cristo na Sexta, dia 30

Redação 1

Edwaldo Arantes lança coletânea de artigos 

Redação 2

Série traz Cida Moreira ao Minaz

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com