Tribuna Ribeirão
Cultura

‘O despertar’ estreia no YouTube

BRUNA FELÍCIA

A adaptação da peça “O despertar da primavera”, do alemão Frank Wedekind (1864-1918), estreia nesta quarta-feira, 16 de dezem­bro, às 20 horas, no canal do Grupo Teatral Porão no YouTube. Em estilo musical, o espetáculo é produzido exclusivamente com artistas locais – palco, produção e técnica – e viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

A montagem em Ribeirão Preto tem o título “O desper­tar”, adaptada por Caroline Grechi, que também dirige o espetáculo. O enredo aborda temas críticos da época em que foi escrita na Alemanha – entre 1890 e 1891 –, como a sexualidade na adolescên­cia, a opressão no ambiente escolar, familiar e a imposi­ção religiosa.

O enredo aborda temas críticos da época em que foi escrita na Alemanha – entre 1890 e 1891 –, como a se­xualidade na adolescência, a opressão no ambiente es­colar, familiar e a imposição religiosa. “É essa a oportu­nidade que o teatro nos dá: colocar no palco um espe­táculo atemporal com forte impacto na nossa realidade”, fala a diretora.

Onze atores contam a his­tória de Melchior, Wendla, Moritz e seus amigos. Mel­chior é um jovem determi­nado e carismático pelo qual Wendla se apaixona e ao qual se entrega. Moritz, por sua vez, é inseguro, sonhador e tem suas vontades abafadas pelo mesmo rigor imposto na família e no ambiente escolar.

“É uma tragédia que se re­pete e um debate que precisa ser feito com sinceridade e verdade”, observa a assistente social Marina Borges, con­sultora do grupo. A exibição do espetáculo no YouTube é por tempo limitado. A clas­sificação etária é de 16 anos e a apresentação é acessível em linguagem brasileira de sinais (libras).

Em curta temporada – menos de um mês – o espe­táculo foi encenado no Te­atro Municipal de Ribeirão Preto e em teatros em Fran­ca, Limeira, Mogi das Cru­zes e Guarujá. A temporada seguiu as regras de redução da capacidade das casas de espetáculos e atraiu cerca de mil pessoas no público. Todo o elenco foi testado para co­vid-19 pelo Laboratório Bio­center, que apoia o grupo. A gravação foi realizada em no­vembro no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

Fim de ‘Lucifer’ já estão no ar

Redação 1

Tiago Iorc traz show acústico a RP

Redação 1

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é exonerado do comando da Funarte; coronel assume

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com