Na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) foi apresentado às reformas realizadas no Centro Cultural Palace, localizado no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, com o intuito de requalificar os espaços para melhor atender os alunos e frequentadores do local.
A secretária da Cultura, Isabella Pessotti, juntamente com os diretores de Atividades Culturais e Administrativo, José Venâncio Júnior e Luiz Antônio Pereira da Silva, e a chefe de Divisão de Eventos e Programas Culturais, Juliana Requena, coordenadora do espaço, conduziram a visita.
O projeto arquitetônico foi doado pela Quina Arquitetura, arquitetas Bruna Ferracini e Jéssica Reis, e pelo Café Pagliaroni, localizado no Palace, e contempla a readequação dos banheiros do térreo para acessibilidade, com novo projeto e elementos atuais e modernos.
Também foram readaptados a sala contígua para constituição de recepção, dois vestiários e almoxarifado, e a sala multiuso climatizada para dança, música, circo e outras atividades artísticas, com 120 metros quadrados e equipada com espelhos, barras, ganchos para atividades circenses e piso com amortecimento adequado.
Todo o projeto de readequação e reformas foi aprovado e acompanhado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto (Conppac), já que o edifício é tombado como patrimônio pela resolução nº 32 do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), de 7 de maio de 1982.
Ele assinou ao lado de sua imagem reproduzida. Adriel Damasceno e o violinista Miltinho, antigo spalla da Osrp e professor do Centro Cultural Palace, brindaram os presentes com a apresentação do tango “Por uma cabeza”, de Carlos Gardel (1890-1935).
“Mais um espaço cultural importante para que possamos valorizar a arte de nossa cidade e seus protagonistas. O Palace é um edifício histórico tombado, emblemático, que tem tudo a ver com as características de Ribeirão Preto, sua força, história e tradição”, diz Nogueira.
“A equipe da Secretaria da Cultura, juntamente com os parceiros privados, tem trabalhado para requalificar os espaços culturais e entregá-los à população de Ribeirão Preto climatizados, acessíveis e com a possibilidade de receberem as mais diversas atividades culturais. O Palace é uma referência em receptividade a projetos parceiros que promovem a formação das novas gerações de artistas, gestores e produtores culturais de nossa cidade”, enfatiza Isabella Pessotti.