Tribuna Ribeirão
Cultura

Moradora de RP – Estudante vence concurso literário

A estudante de jornalismo e escritora de Ribeirão Preto, Ja­naina Bernardino, foi uma das vencedoras do concurso literá­rio “Não Pararemos de Lutar” promovido pela Psiu Editora, que reúne contos de diversos autores nacionais. “Escrever sempre foi algo muito poten­cializador para mim”, diz.

“Eu parto de um conceito de Conceição Evaristo, ‘es­crevivência’ como fonte para transcrever para o mundo a minha identidade e força. E, através de minhas narrativas, reverenciar todas as mulheres negras que escreveram antes de mim”, comenta.

“No colo das Yabás”, foi pensando na figura de minha avó materna, Lourdes Ambro­sio Rosa. Ela foi uma mulher guerreira, amável e líder de nossa família, uma das figuras pretas e femininas que molda­ram a minha trajetória para que eu pudesse ocupar deter­minados espaços”, recorda.

“Sendo assim, o conto é em homenagem a sua memó­ria, sua potência e sabedoria, como também, uma forma de apresentar a ancestralidade como um afeto contínuo que passa de geração para geração, uma fonte de força enquanto, continuidade”, diz.

“Eu sempre quis publicar algo, e não duvidei de que con­seguiria, mas não imaginava que meu primeiro livro seria nesse formato, potente, incrível e em­poderador. E eu não poderia estar mais feliz, não só por mim, mas pelos os meus que estão sendo representados nessa anto­logia”, explica.

De acordo com Flávia Stopa, uma das organizadoras da anto­logia, a ideia vem de uma neces­sidade vivenciada dia a dia por ela, por ser afrodescendente.

“Infelizmente enfrentamos o racismo todos os dias, que nos diminui e nos coloca como coadjuvantes de pessoas bran­cas”, ressalta.

“Por isso tivemos a ideia de criar um livro que celebrasse a nossa cultura e nossas con­quistas como pessoas pretas”. “No livro ‘Não Pararemos de Lutar’ você encontrará os dias de glória, de muito axé, festas e alegrias, celebrando a cultu­ra, a fé, o gingado, e o amor do povo preto, que lutou e conti­nua lutando por seus direitos”, comenta Felipe Martins, orga­nizador do projeto.

Para que haja uma versão impressa do livro “Não Para­remos de Lutar” a Psiu Editora, em parceria com os autores, estão realizando um financiamento co­letivo, também conhecido como vaquinha virtual, com valor que começar a partir de R$ 15.

“É necessário evidenciar as narrativas pretas longe des­se lugar de história única que ditaram para nós, este projeto é só o gatilho para novos con­textos. E, por isso conto com vocês para a realização de um sonho, não só meu, como de um todo. Uma vitória coletiva. #Apoienarrativaspretas”, finali­za Janaina Bernardino.

O financiamento coletivo conta com o apoio da Biblio­teca Sinhá Junqueira, que fará uso de seu espaço para um evento em comemoração ao lançamento do livro físico. O movimento pode receber apoios até 8 de janeiro de 2021. Para saber mais sobre segue o link https://www.catarse.me/naopararemosdelutar.

Postagens relacionadas

Cinema será prioridade de entretenimento para jovens no pós-pandemia

Redação 1

Ribeirão Preto terá edição do projeto Janelas CASACOR

Redação 1

Feira traz miniaturas de carros nacionais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com