Tribuna Ribeirão
Cultura

Álbum faz homenagem a Noel Rosa

Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, aniversário de Noel Rosa (1910-1937), o CD “Ou­tras Bossas”, de Jacque Falcheti e Retrato Brasileiro, será lança­do em todas as plataformas di­gitais em homenagem aos 110 anos do compositor. Além do lançamento nos streamings acontecerá uma live-show que será transmitida pelo ca­nal do YouTube da cantora, às 20 horas.

Jacque Falcheti é canto­ra, tem dois CDs lançados e premiados, carreira nacional e internacional passando pela Europa, África e América La­tina, e neste trabalho estreia parceria com o trio Retrato Brasileiro, formado por Ga­briel Peregrino (vibrafone), Guilherme Saka (guitarra) e Théo Fraga (contrabaixo) e que tem um EP lançado, prê­mios em festivais internacio­nais e turnês na Europa.

O encontro destes artistas teve como resultado a grava­ção do disco em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa, em dezembro do ano passado, nos estúdios da Fatec de Tatuí e lançado pela Gravadora Expe­rimental. O repertório do disco foi feito a partir de uma pesqui­sa envolvendo a escuta e análise das mais de 250 composições gravadas da obra de Noel Rosa e catalogadas pelo grupo.

Paralelamente à pesquisa no âmbito musical, a biblio­grafia sobre vida e obra de Noel Rosa ofereceu uma base para a contextualização das canções tanto historicamente como dentro da obra de Noel. Foram gravadas dez canções que apesar das inúmeras obras já consagradas e importantes na história da música brasilei­ra foram priorizadas composi­ções do Poeta da Vila que ga­nharam menos destaque.

São obras que, apesar do va­lor musical e poético, possuem poucas releituras e, muitas vezes, apenas uma gravação. O acompanhamento, a cargo do trio Retrato Brasileiro, traz uma sonoridade peculiar na combinação dos instrumentos (guitarra, baixo acústico e vi­brafone), através da qual bus­cam traduzir a linguagem do samba e da música popular de forma minimalista.

Há um amplo uso de re­cursos de técnicas estendidas para emular os instrumentos de percussão da batucada. O grupo utiliza células rítmicas de forma que uma guitarra pode simular tamborim; o contrabaixo, um surdo; o vi­brafone, um repique de anel; entre outras criações. Na parte harmônica existe uma profun­da influência dos regionais de samba e choro, apropriando­-se de elementos comuns em instrumentos como o violão 7 cordas, cavaquinho, viola cai­pira e bandolim.

As interpretações vocais da cantora Jacque Falcheti valori­zam as melodias característi­cas de Noel, a cadência da sua poesia, e também sua maneira falada de cantar bem como seu balanço do samba. O repertó­rio mostra a grande diversida­de rítmica do universo de Noel, além dos tradicionais sambas, estão presentes a embolada, o foxtrot, o samba-canção, o choro e a marchinha.
Para além disso, os arranjos também criam uma imersão na obra a partir da citação de outras melodias conhecidas, introduções e até temas ins­trumentais do compositor em que forma-se um mosaico de fragmentos musicais que nos remete ao imaginário popular da obra de Noel Rosa. A arte do CD foi feita por Yuri Reis, inspirado no conceito da pop art em que dialoga com este Noel Rosa apresentado sob vá­rios rostos e cores.

O compositor, cantor e vio­lonista Noel Rosa (1910-1937) foi um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Em pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. En­tre suas músicas destacam-se “Com que roupa”, seu primeiro sucesso, “Conversa de bote­quim”, “Feitiço da Vila” e “Fita amarela”. Ficou conhecido como “O Poeta da Vila”.

Postagens relacionadas

Crítica dos EUA consagra ‘Roma’

Redação 1

Drake supera Elvis Presley com mais hits no top 10 da Billboard

Redação 1

Septeto Obsoleto faz show no Cauim

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com