A luta diária para salvar vidas é o maior desafio enfrentado pelo Banco de Sangue de Ribeirão Preto. A pandemia do novo coronavírus, feriados prolongados e a proximidade das festas de final de ano contribuíram para que a unidade esteja atuando com uma baixa de 30% em seus estoques. Em novembro, comparado ao mesmo período do ano de 2019, os estoques ficaram 25% abaixo do ideal.
“Este é o momento crucial para que a população de Ribeirão se dedique a salvar vidas”, diz Eli Mendes, líder de captação do Banco de Sangue de Ribeirão Preto. Ele complementa ainda explicando que o risco desse déficit aumentar é iminente, tendo em vista o surgimento de uma possível segunda onda da pandemia.
Para que os estoques alcancem um volume confortável e seguro, são necessárias 70 doações diárias. Portanto, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz um apelo aos cidadãos, empresários e comerciantes da cidade e região, para que se unam em prol da vida de todos.
“Nossa expectativa com esse alerta à população é que as pessoas se sintam tocadas e se mobilizem para nos ajudar doando sangue o quanto antes, pois o reflexo do estoque baixo pode ser ainda mais grave nesta época do ano”, conclui Eli Mendes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%.
Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.
Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.
O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimento vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.