Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Doria divulga data e plano de vacinação

REUTERS

O governador João Doria (PSDB) lançou nesta segun­da-feira (7), o Plano Estadual de Imunização contra o co­ronavírus. A campanha vai começar no dia 25 de janei­ro, com prioridade para pro­fissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e gru­pos indígenas e quilombolas na primeira etapa. São Paulo também vai disponibilizar quatro milhões de doses da vacina do Instituto Butantan para outros estados.

“A vacina será gratuita para todos no sistema públi­co de saúde do estado de São Paulo”, afirma o governador. “Não estamos virando as cos­tas para o Plano Nacional de Imunizações, mas precisa­mos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando. Somos todos a favor da vida e de todas as vacinas”, acres­centa Doria.

A previsão é que nove milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira eta­pa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público­-alvo prioritário abrange tra­balhadores na linha de frente de combate à covid-19, indí­genas e quilombolas e tam­bém a faixa etária com maior índice de letalidade – 77% das mortes provocadas pelo coronavírus até agora são de pessoas com mais de 60 anos. A campanha será coordena­da pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeitu­ras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até dez mil locais.

O governo do Estado vai propor aos municípios a ado­ção de normas especiais para vacinação em farmácias, quar­téis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema “drive thru”. O objetivo é garantir a segurança da população e evi­tar aglomerações nos locais de imunização.

A estimativa é que o esque­ma de logística e segurança pública para o Plano Estadual de Imunização envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor de saúde e 25 mil agentes de se­gurança, entre policiais milita­res e guardas civis municipais. O cronograma estipula cinco etapas de vacinação a partir do início da campanha.

Até o fim de março, o go­verno de São Paulo estima que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com duas doses da CoronaVac e conta com a rápi­da aprovação da vacina do Bu­tantan pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvi­sa). O instituto promete divul­gar os dados de eficácia até 15 de dezembro e entrar com pe­dido de registro de imediato.

A partir do dia 8 de feverei­ro, serão imunizados os idosos com 75 anos ou mais. Na sema­na seguinte, a partir do dia 15 de fevereiro, será a vez dos ido­sos entre 70 a 74 anos. No dia 22 de fevereiro, receberá a imu­nização a faixa etária de 65 a 69 anos. Por fim, no dia 1º março, serão vacinados os indivíduos de 60 a 64 anos.

A CoronaVac é desenvol­vida em parceria internacio­nal entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech. O resultado da fase 3, com o índice de eficácia do imunizante, deve ser divulga­do na próxima semana. Estu­dos clínicos já demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso.

Dos que apresentaram al­guma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve. Artigo pu­blicado na revista científica The Lancet apontou que a vacina do Butantan produziu resposta imune em 97% dos participan­tes dos estudos.

O acordo entre o Butantan e a Sinovac Biotech prevê o re­cebimento, ainda neste ano, de seis milhões de doses prontas do imunizante e matéria-pri­ma para a produção de outras 40 milhões de doses. Em 2021, seriam trazidos insumos para a fabricação de mais 14 milhões, totalizando 60 milhões de uni­dades, o suficiente para imuni­zar 30 milhões de pessoas.

Plano de vacinação contra a covid em SP
De 25 de janeiro a 28 de março
Nove semanas de duração
18 milhões de doses
Duas aplicações por pessoa, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

DOSE 1
25/01 – Profissionais da saúde, indígenas e quilombolas
08/02 – Pessoas com 75 anos ou mais
15/02 – Pessoas com 70 a 74 anos
22/02 – Pessoas com 65 a 69 anos
01/03 – Pessoas com 60 a 64 anos

DOSE 2
15/02 – Profissionais da saúde, indígenas e quilombolas
01/03 – Pessoas com 75 anos ou mais
08/03 – Pessoas com 70 a 74 anos
15/03 – Pessoas com 65 a 69 anos
22/03 – Pessoas com 60 a 64 anos

Postagens relacionadas

João Rock – Justiça autoriza montagem do JR

William Teodoro

Pandemia mudou consumo de café, dizem especialistas do setor

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com