Tribuna Ribeirão
Geral

Cursos da saúde são os mais escolhidos durante a pandemia

João Camargo

Uma pesquisa que en­trevistou potenciais alunos que tenham interesse de iní­cio em cursos de graduação presencial ou EaD nos pró­ximos 18 meses, em Insti­tuições de Ensino Superior (IES) particulares, mostrou que a área mais escolhida é a da saúde.

O estudo foi feito pela EducaInsight que o realizou de forma recorrente, anali­sando os impactos conforme a evolução da pandemia no Brasil a cada mês. Entre os potenciais alunos entrevista­dos, havia homens e mulher de 17 a 50 anos.

Como resultado, a pes­quisa mostrou que entre os 15 principais cursos presen­ciais escolhidos, seis são da área da saúde. O que equiva­le à 36,1% das escolhas. En­tre eles, estão Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição.

Em relação aos cursos à distância, quatro estão entre os 15 principais. O que equi­vale à 17,5% das escolhas. Dentre os escolhidos, há En­fermagem, Nutrição, Educa­ção Física e Biomedicina.

De acordo com a coorde­nadora do curso de Enfer­magem do Centro Universi­tário Barão de Mauá, Tania Cancian, um dos fatores que proporcionou o aumen­to na procura pelos cursos da área da saúde é a oferta de empregos no mercado de trabalho.

Para Tania, um dos fatores que proporcionou o aumento na
procura pelos cursos da área da saúde é a oferta de empregos no mercado de trabalho

“A pandemia, de alguma forma, mostrou a importân­cia dos profissionais da saú­de. Não que outros profissio­nais não sejam importantes. Mas tudo que envolve a vida diretamente passa por um olhar diferente”, comentou.

A Enfermagem, prin­cipal foco dos potenciais alunos e área em que mais se tem pessoas da linha de frente no combate à pande­mia, é uma das profissões mais antigas. Ainda segun­do Tania, o reconhecimento dessa profissão como liberal e autônoma só veio há cerca de algumas décadas.

Para ela, não restam dú­vidas de que o fato de os enfermeiros ou enfermeiras estarem na linha de frente no cuidado com a covid-19 esti­mulou as pessoas a buscarem por essa profissão.

“Ficamos muito em evi­dência e, de alguma forma, os ganhos aumentaram. O reconhecimento geral da profissão fez com que as pessoas ficassem atraídas pela enfermagem. Posso di­zer que o posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros or­ganismos internacionais e nacionais facilitaram muito a procura da Enfermagem”, concluiu Tania.

Monica Maruno, a escolha pela área da saúde está muito ligada à vontade de ajudar o próximo

Quem também corro­bora com esta opinião, é a farmacêutica Monica Ma­runo. De acordo com ela, a escolha pela área da saúde está muito ligada à vontade de ajudar o próximo. Agora, com a pandemia, Monica acredita que esse sentimen­to foi acentuado.

“Outro ponto importante é a empregabilidade, pois os cursos na área da saúde sem­pre estarão em alta devido à essa demanda contínua de trabalho”, disse.

Postagens relacionadas

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 mi

William Teodoro

Larga Brasa

Redação 1

Transporte – Aplicativos vão enfrentar greve

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com