Tribuna Ribeirão
Esportes

Ainda sem mudanças no formato, Fifa confirma Mundial de Clubes para 2021

Ainda sem apresentar mu­danças no formato, a Fifa confirmou nesta sexta-feira a realização do Mundial de Clubes em 2021. O torneio continuará com sete equipes, que competirão em dezem­bro do próximo ano, no Ja­pão. O anúncio surpreendeu porque a entidade máxima do futebol mundial tinha a meta de lançar um novo e ampliado formato para o Mundial a partir de 2021.

O plano inicial da Fifa era realizar neste ano a última edição do torneio no forma­to atual, com sete equipes, sendo seis campeões con­tinentais mais um time re­presentante do país-sede do Mundial. A edição de 2020 foi adiada para fevereiro, no Catar, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O atual formato vem per­dendo atratividade a cada ano por conta do baixo nível técnico e da previsibilida­de dos resultados. Os clubes europeus venceram as últi­mas sete edições e levaram a melhor em 12 dos últimos 13 campeonatos – somente o Corinthians quebrou esta sé­rie, em 2012.

A Fifa, então, passou a elaborar um novo formato, que vinha sendo planejado para 2021. O novo Mundial teria 24 clubes, com ao me­nos oito equipes europeias e seis sul-americanas. A ideia inicial era realizar a primei­ra edição da competição em junho de 2021, na China. A pandemia, contudo, acabou com os planos da entidade.

A covid-19 forçou o adia­mento da Copa América e da Eurocopa para o meio do ano que vem, justamente o período em que a Fifa pre­tendia fazer o novo Mundial. O presidente Gianni Infantino, contudo, garante que o plano segue de pé, embora sem nova data para acontecer. “O novo Mundial segue na agenda. Nós só ainda não decidimos quan­do será realizado”, afirmou o principal dirigente da Fifa, após reunião do Conselho da entidade, nesta sexta.

A pandemia e os conse­quentes adiamentos de com­petições internacionais po­dem forçar a Fifa a adiar o novo Mundial para 2025. Isso porque o ano de 2022 terá a Copa do Mundo no Catar, entre novembro e dezembro, o que vai congestionar o ca­lendário daquele ano. Em 2023, a China, futura sede do Mundial de Clubes, vai rece­ber a Copa da Ásia na mesma época. E ano de 2024 terá no­vas edições da Copa América e da Eurocopa.

Postagens relacionadas

Coluna Esportes – Fabiano Ribeiro

Redação 1

Rebeca Andrade só perde para Simone Biles de novo, ganha prata e faz história em Paris-2024

Redação 1

‘Só a gente pode tirar o Santos dessa situação’, avalia Nonato; Aguirre é liberado no BID

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com