A primeira semana de operação plena do Pix – o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central – foi positiva, com uma operação “suave e segura” da plataforma, na avaliação da autoridade monetária. Ao todo, 735 instituições operam atualmente. Nos primeiros sete dias de operação plena – até o último domingo, 22 de novembro – foram feitas 12,2 milhões de operações na plataforma, com um volume financeiro total de R$ 9,3 bilhões.
O índice de disponibilidade do sistema do BC foi de 100% no período, embora algumas instituições tenham tido algum problemas pontuais em seus próprios sistemas. Os usuários do Pix já fizeram 4,39 milhões de portabilidade de chaves, entre 5 de outubro e o último domingo (22), e o total de cadastros chegou a 83,49 milhões.
São 79,8 milhões de pessoas físicas e 3,7 milhões de empresas. Como cada usuário pode registrar mais de uma chave por conta bancária, o número real de usuários no Pix é de 34,5 milhões de pessoas e 2,2 milhões de firmas com pelo menos uma chave cadastrada no sistema. De acordo com a autoridade monetária, os dados do Pix são enviados diariamente ao BC pelos participantes do sistema. Assim, explica, os números podem sofrer alterações retroativas.