O “drive thru” compartilhado do comércio de Ribeirão Preto será retomado nesta quarta-feira, 25 de novembro, no bolsão de estacionamento da Esplanada do Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, no Centro Histórico da cidade. Vai atender de segunda à sexta-feira, das dez às 18 horas, e aos sábados, das nove às 17 horas.
A iniciativa é do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), com apoio da prefeitura, da Empresa de Trânsito e Transporte (Transerp) e da Fundação Theatro Dom Pedro II. O funcionamento nestes horários vai até segunda-feira, 30 de novembro, e poderá ser alterado conforme as mudanças do Plano São Paulo que serão anunciadas na mesma data.
Segundo o presidente das duas entidades, Paulo César Garcia Lopes, o objetivo é que lojistas e consumidores tenham mais uma opção para comprar e vender. “Mais uma vez estamos pensando no nosso comércio e na saúde de todos. Organizamos de maneira que tudo seja realizado com rapidez e segurança, seguindo sempre todos os protocolos de prevenção à covid-19”, diz.
“Temos a Black Friday essa semana e as tão esperadas compras de Natal estão chegando. A expectativa é de termos bastante movimento até por conta da demanda reprimida e da extensão do auxílio emergencial do governo até dezembro”, explica. Seguindo totalmente as diretrizes do decreto, o “drive thru” possui um circuito com entrada e saída independentes pela rua Duque de Caxias.
Primeiro o cliente faz o pedido do produto por WhatsApp, redes sociais, telefone, loja virtual ou pelo site da loja. Se puder efetuar o pagamento antecipadamente, ajudará muito. O lojista combina com o cliente dia e horário da entrega no “drive thru”. O colaborador da loja deve estar lá, usando máscara e luvas de proteção e com o produto embalado e higienizado, conforme o combinado;
Usando máscara de proteção, o cliente acessa o “drive thru” e estaciona em uma das vagas destinadas para entrega. Ele não pode descer do veículo em momento algum. O cliente se identifica e informa qual loja fará a entrega. O monitor aciona o funcionário da loja para que a entrega seja efetuada sem que o cliente desça do veículo ou da moto. O funcionário poderá colocar o produto no banco de trás ou no porta-malas do veículo, se for necessário.
Caso o cliente tenha de efetuar pagamento da mercadoria na hora da entrega, este poderá fazê-lo por meio da maquininha de cartão, devidamente higienizada, que o funcionário deve portar no local. Se o pagamento for em dinheiro, o funcionário da loja já deve levar o troco contado, mas a recomendação é de que sejam evitados pagamentos em dinheiro.
Após a entrega, o cliente manobra o veículo e segue o fluxo de trânsito indicado por placas de sinalização até a saída do “drive thru”. É obrigatório que o funcionário que fará a entrega higienize as mãos e a maquininha de cartão; Um monitor atuará em auxílio ao lojista que atuará entrada da operação, coordenando o fluxo de veículos de forma a evitar filas.