Uma quadrilha assaltou duas agências bancárias, na madrugada desta terça-feira (24), em Araraquara, na região de Ribeirão Preto. Os criminosos invadiram uma unidade do Banco do Brasil e uma da Caixa Econômica Federal.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta da 2h30, pelo menos uma dezena de indivíduos, distribuídos em dois caminhões e três veículos leves, rapidamente bloquearam a via de acesso ao Batalhão de Polícia Militar de Araraquara, atearam fogo nos veículos e efetuaram diversos disparos contra os policiais militares que trabalhavam no atendimento 190 e na guarda da unidade.
Enquanto um grupo cercava o quartel da Polícia Militar, outro, fortemente armado, promoveu o bloqueio de diversas vias do centro da cidade com o objetivo de roubar caixas eletrônicos das agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, localizadas na Avenida Brasil.
Ainda segundo a PM, os criminosos utilizaram três pessoas que estavam nas proximidades como escudo humano, enquanto disparavam contra os policiais militares, que tentavam se aproximar.
Durante a tentativa de assalto, a quadrilha trocou novamente tiros com a Polícia Militar. Por meio das redes sociais, vídeos de moradores registraram os disparos e as ações dos bandidos.
Além da troca de tiros, os criminosos incendiaram um caminhão e um veículo dentro da cidade para tentar impedir a reação da polícia.
Para combater os criminosos, a força policial da região foi mobilizada. Policiais Militares do Baep de Ribeirão Preto, do 38º e 17º Batalhões de Polícia Militar do Interior – São Carlos e São José do Rio Preto, respectivamente – e do Policiamento Rodoviário se deslocaram para Araraquara a fim de apoiar o atendimento da ocorrência.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), unidade especializada em atendimento de ocorrências envolvendo explosivos da Polícia Militar, foi acionado, pois, havia explosivo não detonado no interior da agência da Caixa Econômica Federal.
Foram recolhidos diversos cartuchos deflagrados de calibre 7,62 e 5,56mm, tanto em frente ao quartel da Polícia Militar, como em diversas vias do centro da cidade.
Até o momento não foi possível verificar o que e quanto foi subtraído durante a ação da quadrilha, não há registro de feridos ou mortos. A Polícia Militar continua as buscas na região com o objetivo de realizar prisões.
O jornal Tribuna entrou em contato com os bancos afetados, porém, até a publicação desta matéria, não foi obtido retorno.
Caminhões incendiados
Na Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), a quadrilha também colocou fogo em três caminhões. De acordo com informações da concessionária que administra a via, Arteris ViaPaulista, o incidente ocorreu por volta do Km 47.
Na ocasião, as pistas tiveram que ser interditadas por medida de segurança, próximo à praça de pedágio de Guatapará.
A ViaPaulista comunicou ainda que, apesar das ações criminosas, não foram registradas vítimas.
*Matéria atualizada às 13h20 para acréscimo de informação.