O Hemocentro de Ribeirão Preto e de todo país se unem para a realização da campanha “Somos todos do mesmo sangue”, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira, 25 de novembro. A ação é inédita e tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.
Durante a campanha, o monumento ao Cristo Redentor, pela primeira vez na sua história, vai representar uma grande bolsa de sangue, sendo iluminado na cor vermelha progressivamente nos dias 23, 24 e 25 de novembro, sempre das 19 às 20 horas.
“O objetivo dessa iluminação especial é reconhecer a importância daqueles que já são doadores de sangue, por seu gesto de generosidade, e incentivar aqueles que ainda não se tornaram doadores a darem esse passo, para que haja o constante abastecimento dos bancos de sangue. Doar sangue é doar vida!”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.
Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.
“Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade”, diz Miriam Castanheira, gerente de captação do Hemocentro de Ribeirão Preto.
“Só é possível salvar vidas juntos, por isso, faça sua parte e vá ao Hemocentro. Todas as regras para doação podem ser vistas em nossas redes sociais ou pelo telefone 0800-979.6049”, explica. No último domingo (22), mais de 100 doadores foram até o Hemocentro, no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Vila Monte Alegre, Zona Oeste, para doar sangue.
Duas cidades da região (Pradópolis e Pitangueiras) enviaram mais de 50 doadores. A instituição tem dois endereços em Ribeirão Preto: em frente à Unidade Campus do Hospital das Clínicas e na rua Quintino Bocaiúva nº 470, na região central.
O Hemocentro de Ribeirão Preto está convocando pessoas com os tipos sanguineos A negativo (A-), O negativo (O-) e O positivo (O+). Os três estão com estoque abaixo da linha de segurança para atender os hospitais de Ribeirão Preto e da região.