João Camargo
A cada ano que passa, o fenômeno Black Friday se instaura cada vez mais na população brasileira. Com início nos Estados Unidos, a data é utilizada por diversas lojas, on-line ou física, para aplicar descontos em suas mercadorias. Neste ano, o evento acontecerá nesta sexta-feira, 27 de novembro.
Em Ribeirão Preto, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ribeirão Preto – que atuam de forma coligada –, a data já está entre as três principais do calendário do comércio, com maior volume de vendas.
Nesse ano atípico, que vem sendo prejudicial ao comércio, os lojistas estão depositando suas esperanças na Black Friday e no Natal, até para tentarem terminar o ano minimizando os efeitos negativos da pandemia.
Ainda segundo o Sincovarp, na prática, a Black Friday é a primeira onda das vendas de fim de ano, levando em conta que ela coincide com a primeira parcela do 13º salário. Por conta disso, as pessoas podem acabar aproveitando as promoções nessa data para já garantir parte dos presentes de Natal com um bom desconto.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), as vendas de fim de ano devem movimentar pelo menos R$ 39 bilhões na economia do país. “Ribeirão Preto vai seguir essa tendência uma vez que é a cidade polo de consumo para toda a macrorregião”, comunicou o Sindicato por meio de nota.
Para suprir tamanha expectativa, as lojas que participarem da Black Friday vão se preparar para atender um volume maior de clientes tanto no ponto de venda físico quanto no comércio eletrônico.
No entanto, o Sincovarp ressalta que, apesar da grande espera pela data, os lojistas e consumidores terão de seguir os protocolos de prevenção à covid-19 já estabelecidos no Plano São Paulo e confirmados pela Prefeitura.
Por conta disso, algumas regras ainda precisam ser seguidas: usar máscara, evitar aglomerações, respeitar o distanciamento, usar álcool em gel, só for às compras quando for necessário e evitar levar pessoas dos grupos de risco.
Shoppings
Além dos comércios de rua, os shoppings também entrarão nessa ‘brincadeira’. O Tribuna entrou em contato com os quatro empreendidos da cidade e reuniu as informações quanto aos horários de funcionamento na sexta-feira e promoções que cada uma irá fazer:
– Shopping Iguatemi
Horário de funcionamento: das 10h às 22h.
Promoções: entre os dias 23 e 29 de novembro, as lojas do shopping estarão com descontos de até 80% em diversos itens como artigos de moda, eletrônicos, beleza, acessórios e infantis.
Além dos descontos disponibilizados pelos lojistas, os clientes do Iguatemi terão a oportunidade de participar de uma ação de descontos por meio de balões disponíveis em um carrinho que circulará pelo empreendimento.
O shopping também realizará ações especiais no ambiente físico e no digital. Por meio de um QR Code, os clientes poderão acessar uma página única com todos os descontos oferecidos por lojistas e também com um cardápio virtual com as operações de alimentação.
– RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula
Horário de Funcionamento: das 10h às 22h.
Promoções: administrados pela mesma empresa (Multiplan), o RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula irão promover a partir do dia 23 de novembro a Maratona Black Friday.
Nela, haverá ofertas com descontos de até 70% nas categorias de eletroportáteis, beleza e cosméticos, roupas e acessórios, eletrônicos, decoração, cama e mesa.
Por meio do aplicativo Multi – que pode ser baixado pela App Store e Play Store –, o RibeirãoShopping irá oferecer uma seleção de ofertas para que o cliente possa planejar as compras antes de sair de casa ou adquirir pelo próprio aplicativo, com entrega em até 24 horas.
Para quem preferir fazer compras por drive thru, seja no RibeirãoShopping ou no ShoppingSantaÚrsula, o aplicativo oferece ainda um canal de venda direta que facilita a experiência.
– Novo Shopping
Horário de funcionamento: das 12h às 22h.
Promoções: estarão a critério das lojas.
Precaução
Apesar de poder aproveitar grandes descontos durante a Black Friday, é importante que o consumidor fique atento e tome algumas precauções para não cair em falsas promoções. De acordo com Feres Junqueira Najm, coordenador do Proco- em Ribeirão Preto, para inibir esses descontos enganosos é crucial realizar uma fiscalização prévia.
“Tanto os órgãos de defesa dos consumidores, quanto os próprios consumidores devem acompanhar os preços e ofertas de maneira antecipada. Essa é a melhor forma de inibir as eventuais práticas abusivas ou enganosas. Verificar se o mercado, os fornecedores não fazem manobras no sentido de ir aumentando o preço dos produtos ou serviços quando da proximidade da Black Friday”, comentou Najm.
Outro fator que é necessário levar em consideração é a compra on-line. Segundo dados do Procon, no primeiro semestre de 2020, as reclamações quanto a venda virtual supera em mais de 74% quando comparada ao mesmo período do ano anterior – 1.152 reclamações em 2020 e 662 reclamações em 2019.
Ainda de acordo com o Procon, as questões mais reclamadas são a não entrega do produto, a demora e problemas com cobranças. Najm acredita que a migração da relação de consumo ao mercado on-line já era uma realidade que vinha acontecendo em um ritmo constante, contudo, nesse período de pandemia, o mercado na internet acabou recebendo um volume de fornecedores que não estavam preparados para esse novo nicho.
“A pandemia trouxe para essa fatia do negócio àquele fornecedor não tinha familiaridade com tal tecnologia e isso gerou diversos problemas com o mercado online. As empresas que não tinham esse trabalho, se viram com um mundo novo, e, não estavam totalmente preparadas para isso”, finaliza Najm.
Dicas
Para melhor aproveitar a data e se precaver de golpes, o Proco- de Ribeirão Preto disponibilizou, por meio de uma cartilha, dicas que podem beneficiar o consumidor durante esta Black Friday.
Algumas dessas são:
– Dias antes do evento verifique o preço do produto, capturando telas, se possível, e no dia da promoção observe se o produto adquirido se encontra entre os produtos da promoção;
– Evite realizar depósitos bancários em nome de pessoa física e em caderneta de poupança para evitar eventuais aborrecimentos;
– Verifique se o fornecedor enviou o termo de garantia dos produtos;
– Pesquise no Proco- de sua cidade se o site possui muitas reclamações contra ele;
– Observe se o site utiliza um sistema de pagamento protegido. Via de regra os sites usam HTTPS:// ou a imagem de um cadeado;
– Embora o site envie para o seu e-mail um resumo da sua compra, não de ixe de fazer a captura da tela em que consta o seu pedido. Para isso, utilize a tecla “print screen” do seu teclado e cole em um editor de texto.