O Natal se aproxima e, com a chegada dele, também tem início uma das campanhas de solidariedade mais queridas do Brasil: o Papai Noel dos Correios. Em função da pandemia, este ano a estatal promoveu adaptações para assegurar a realização, com segurança, de um dos maiores projetos sociais do país.
Em 2020, até o Papai Noel estará se protegendo contra o novo coronavírus neste Natal. Neste ano, na campanha dos Correios, o “bom velhinho”, irá receber as cartinhas da criançada de forma digital. As principais mudanças foram no recebimento dos pedidos – que ocorrerá, prioritariamente, de forma virtual.
A adoção dos pedidos das crianças também será 100% online e digital, por meio do blog do Papai Noel dos Correios, no endereço eletrônico https://blognoel.correios.com.br/app/index. php. O lançamento da campanha ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, no canal das empresa no YouTube, com a participação do “bom velhinho”.
Como enviar
Podem participar da campanha crianças de até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog da campanha. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel.
As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção no Blog da campanha. A iniciativa também contempla cartinhas enviadas por alunos da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por crianças acolhidas em creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Como adotar
Para atender aos protocolos sanitários de prevenção à covid-19 e evitar aglomerações, este ano a adoção de cartas será feita somente pela internet. Padrinhos e madrinhas devem acessar o blog do Papai Noel dos Correios e clicar em “Adotar Agora”; com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartinhas e as sugestões de locais para entrega dos presentes.
Os padrinhos receberão no e-mail cadastrado a confirmação da adoção. Para visualizar as cartinhas adotadas, basta acessar a página de adoção online pelo Blog e clicar na seção “Minhas Cartas”. A campanha Papai Noel dos Correios já contemplou cerca de seis milhões de pedidos em 30 anos. Em Ribeirão Preto, a média é de aproximadamente seis mil cartinhas por ano, sendo que cerca de 80% foram atendidas.
Bola, boneca, bicicleta, peças de roupa, sapatos, videogame e material escolar estão entre os presentes mais pedidos. Produtos de alimentação não entram na campanha Papai Noel dos Correios. A meninada pede tudo o que deseja encontrar debaixo da árvore de Natal, em 25 de dezembro.
Entrega dos presentes
A entrega dos presentes será feita presencialmente, sempre com atenção especial aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e evitando aglomerações. É possível consultar os pontos de entrega – unidades dos Correios – no blog da campanha.
Corrente de Solidariedade
Em um ano tão atípico, marcado por algumas imposições como o distanciamento social, mais do que nunca os sentimentos de fraternidade e união precisam ser fortalecidos e disseminados. Por isso, os Correios, que há mais de 30 anos acumulam histórias emocionantes de solidariedade, permanecem engajados na campanha Papai Noel dos Correios, desta vez adaptada para o formato digital.
A iniciativa, além de estimular as crianças a escreverem cartas, propaga também os valores natalinos, como solidariedade e esperança. Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente do bem que une esforços da empresa, empregados e voluntários para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.