Emilson Roveri (Rede Sustentabilidade), último colocado entre os nove candidatos a prefeito de Ribeirão Preto nas eleições municipais de domingo (15), anunciou no início da noite desta terça-feira, 17 de novembro, que vai apoiar Duarte Nogueira (PSDB) no segundo turno, marcado para dia 29.
A declaração de apoio ocorreu durante coletiva de imprensa na sede do comitê de campanha do Partido da Social Democracia Brasileira. O apoio, no entanto, é individual, e não partidário.
Porém, ele garante que seu partido, o Rede Sustentabilidade, seguirá o mesmo caminho. Roveri obteve 556 votos para prefeito no primeiro turno. Já Nogueira conquistou 115.724 votos, 45,87% dos válidos e terminou a primeira fase em primeiro lugar.
Roveri diz que decidiu apoiar Duarte Nogueira porque o trabalho que está sendo feito pela atual administração precisa continuar. Disse ainda que apesar de Suely Vilela (PSB), segunda colocada no primeiro turno com 52.266 votos e 20,72% dos válidos e concorrente do tucano na segunda etapa, afirmar que significa a ruptura com o atual modelo de gestão, “isso não é verdade”.
“Ela foi secretária de educação do prefeito Nogueira e reitora da Universidade de São Paulo (USP), nomeada para o cargo pelo então governador tucano Geraldo Alkmin”, lembrou. Já o atual prefeito e candidato à reeleição destacou que o apoio de Roveri é muito bem-vindo. Promete discutir com ele sugestões para serem incluídas no Plano de Governo , que ainda teria espaço a boas ideias e propostas.
O Tribuna apurou que Nogueira tem conversado com outros partidos para ampliar o leque de apoio. Um dos partidos com quem tem conversado é o MDB de Cristiane Bezerra, quarta colocada no primeiro turno com 17.800 votos (7,06% dos válidos). Um dos vereadores eleitos que participou da coletiva e parece ter aderido à campanha do prefeito é José Donizete Ferro, conhecido como Franco, do PRTB.
Já o candidato a prefeito pelo PRTB, coronel Luis Henrique Usai – que ficou em quinto lugar no primeiro turno com 17.455 votos (6,92% dos válidos), –, divulgou áudio por aplicativo de mensagem deixando clara sua posição e disse que não apoiará Duarte Nogueira nem Suely Vilela.
Afirmou ainda que os partidos dos candidatos – PSB e PSDB – são de “esquerda” e que ele não apoia esta corrente ideológica. No áudio, o policial militar da reserva diz também que vai pedir ao seu eleitor para não votar em Nogueira.
Porém, avisa que não pedirá para alguém votar em Suely Vilela. Usai teve 17.455 votos para prefeito no domingo (6,92%). Outro que não apoiará nenhum dos dois candidatos é Fernando Chiarelli (Patriota), terceiro colocado no primeiro turno com 27.511 votos (10,9% dos válidos), por não compactuar com as ideias de ambos.