A Campanha de Vacinação de Poliomielite e Multivacinação em Ribeirão Preto, que terminaria na sexta-feira, 13 de novembro, foi prorrogada até dia 30, segundo informação do governo do Estado de São Paulo confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde. A cidade está longe de atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo.
“A Secretaria Municipal da Saúde informa que acompanhará a determinação do governo do Estado de São Paulo e prorrogará as campanhas de vacinação contra pólio e multivacinação até dia 30 de novembro”, diz nota da pasta distribuída à imprensa nesta segunda-feira (16).
Segundo balanço do Ministério da Saúde, até a manhã de sexta-feira foram aplicadas 12.980 doses contra a pólio (vacina oral, VOP) em Ribeirão Preto, cobertura de 42,7%. O público-alvo é formado 30.350 crianças. O município ainda precisar 17.370 crianças de um ano a menores de cinco anos, 57,3% desta população.
Até dia 5, também haviam procurado alguma das 36 salas de vacina 11.633 crianças e adolescentes menores de um ano e de 5 a 14 anos da campanha de multivacinação, sendo que 6.801 foram imunizadas. As outras 4.832 estão com a imunização em dia, ou seja, a cidade atingiu 9% do público-alvo, formado por 128.614 jovens que precisam atualizar as carteiras de vacinação.
Em Ribeirão Preto, com a prorrogação, a orientação é para que pais e responsáveis procurem um dos 36 postos com salas de vacinas. As unidades permanecem abertas de segunda a sexta-feira, em horários variados. Atingir a meta de 95% é importante para alcançar a chamada imunidade de rebanho, reduzindo os riscos de infecção. A prorrogação do prazo tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra cerca de 20 doenças.
A poliomielite, chamada de paralisia infantil, não registra mais casos no país graças à vacina. Em agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que apenas dois países no mundo ainda registravam casos da doença, Paquistão e Afeganistão. Mas o risco da doença voltar ao país ainda existe. A Secretaria de Estado da Saúde também está convocando pais e responsáveis para levarem os menores aos postos de vacinação.