Se o mandato dos novos vereadores eleitos neste domingo, 15 de novembro, começasse agora e não em 1º de janeiro de 2021, o prefeito e candidato à reeleição Duarte Nogueira (PSDB) teria minoria na Câmara. Dos 22 parlamentares reeleitos ou eleitos para a próxima legislatura (2021-2024), apenas oito fazem parte dos partidos que apoiaram a candidatura tucana neste primeiro turno.
Estão fechados com o prefeito Maurício Gasparini (PSDB), Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Mauricio Vila Abranches (PSDB), Gláucia Berenice (DEM), Renato Zucoloto (PP), Eliseu Rocha (PP), Isaac Antunes (PL) e Brando Veiga (Republicanos). Na atual legislatura, desde o inicio da campanha eleitoral, Nogueira contava com o apoio de doze dos atuais 27 vereadores.
O tucano ainda terá de vencer Suely Vilela (PSB) no segundo turno, em 29 de novembro, para seguir no comando do Palácio Rio Branco, e muita coisa pode ocorrer até a posse. Porém, hoje a Câmara teria 14 parlamentares oposicionistas. Esses candidatos foram eleitos por partidos que lançaram candidaturas próprias para prefeito ou se declararam publicamente como oposição a Duarte Nogueira.
Estão nesta lista Igor Oliveira (MDB), Alessandro Maraca (MDB), Matheus Moreno (MDB), Sergio Zerbinato (PSB), Luis Antonio França (PSB), Jean Courauci (PSB), Judeti Zilli (PT), Duda Hidalgo (PT), Marcos Papa (Cidadania), Lincoln Fernandes (PDT), Ramon Faustino (Psol), Paulo Modas (PSL), André Rodini (Novo) e Franco (PRTB).
Caso Nogueira seja reeleito, o número de vereadores oposicionistas poderá se manter, diminuir ou aumentar dependendo das articulações políticas que serão fechadas neste segundo turno. Em entrevista nesta segunda-feira, 16 de novembro, o atual prefeito afirmou que, para a próxima etapa da disputa, buscará o apoio de quem votou nulo e em branco, que juntos somam mais de 46 mil votos, além daqueles que optaram por outros candidatos.
Segundo ele, a aliança mais importante a ser feita no segundo turno é com o eleitor que não votou, que votou branco, que votou nulo ou que escolheu outro candidato. Suely Vilela quer o voto de quem apoiou outros candidatos no primeiro turno.
Também nesta segunda-feira, o candidato a prefeito pelo PRTB, coronel Luis Henrique Usai – que ficou em quinto lugar no primeiro turno –, divulgou áudio por aplicativo de mensagem deixando clara sua posição e disse que não apoiará Duarte Nogueira nem Suely Vilela.
Afirmou ainda que o os partidos dos candidatos – PSB e PSDB – são de “esquerda” e que ele não apoia esta corrente ideológica. No áudio, o policial militar da reserva diz também que vai pedir ao seu eleitor para não votar em Nogueira. Porém, avisa que não pedirá para alguém votar em Suely Vilela. Usai teve 17.455 votos para prefeito no domingo (6,92%).