O prefeito e candidato a reeleição Duarte Nogueira (PSDB) e a candidata e ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela (PSB), vão disputar o segundo turno, no dia 29 de novembro. Neste domingo (15) Nogueira obteve 115724 votos o que significa 45,87% e ficou em primeiro lugar na votação.
Em segundo lugar ficou Suely Viela com 52.266 votos e 20,72%. Fernando Chiarelli (Patriota) ficou em terceiro com 27.511 votos e Cristiane Bezerra (MDB), com 17.800. Ribeirão Preto tinha 441.845 eleitores aptos a votarem em quatro zonas eleitorais e 1.130 seções espalhadas em 128 locais de votação. A cidade teve nove candidatos a prefeito.
Para Nogueira, a votação que recebeu evidencia que o trabalho iniciado pelo atual governo “precisa continuar”. “Agradeço a confiança pelo reconhecimento do trabalho feito e ao mesmo tempo, pela expectativa de mais quatro anos de não deixar a cidade parar e fazer muito mais por Ribeirão. A gente não pode deixar a cidade cair em mãos de pessoas que fizeram mal e ao mesmo tempo o trabalho precisa ser concluído,” afirmou à imprensa.
Já Suely Vilela ressaltou que os resultados das pesquisas mostram que ela é a candidata que mais cresceu e que tem a menor rejeição. “O eleitor está se identificando com as nossas propostas”, garantiu.
Na avaliação do juiz eleitoral Sylvio Ribeiro de Souza Neto, a votação foi tranquila e fluiu muito bem na cidade. “Uma avaliação muito positiva. O momento é de conscientização de todos. Fluiu muito bem, em termos da organização dos próprios eleitores que souberam interpretar o momento de dificuldade (pandemia) e colaboraram”, afirmou.
Com o fim do primeiro turno Nogueira e Suely iniciam já nesta segunda-feira (16), a campanha para a disputa do segundo turno no dia 29 de novembro. O Horário Eleitoral Gratuito no rádio e televisão acontecerá de 20 a 27 de novembro de 2020, em bois blocos de duração de dez minutos cada um, distribuídos igualmente entre os dois concorrentes. Também haverá inserções de propaganda eleitoral durante a programação das emissoras.
Projeção para o segundo turno
Pesquisa Ibope, encomenda pela EPTV e divulgada na noite de sábado (14), simulou um segundo turno entre Duarte Nogueira e Suely Vilela (PSB). De acordo com o levantamento haveria um empate técnico entre os dois.
O atual prefeito aparece numericamente à frente, com 41%. Suely tem 39%, mas com a margem de erro da pesquisa de 4 pontos percentuais para mais ou menos, há um empate técnico. A pesquisa, registrada com o número SP-08403/2020, foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro de 2020. Foram entrevistados 504 votantes. Margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Abstenção
Neste primeiro turno, Ribeirão Preto tinha 441.845 eleitores aptos a votar, mas apenas 298.508 comparecerem às urnas. Uma abstenção de 32,44%. Os votos brancos e nulos totalizaram 46.222.
Em 2016, no primeiro turno das eleições municipais daquele ano a cidade tinha 435.481 eleitores aptos a votar, mas 25,2% não foram às urnas. Já o total de votos inválidos – incluídos bancos e nulos – chegou a 42%, ou seja, 183.384 eleitores. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na época o município enfrentava uma das maiores crises políticas da história, com os reflexos da “Operação Sevandija” deflagrada um mês antes das eleições, pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. A operação investigou desvios dos cofres públicos, afastou nove dos 22 vereadores e a Justiça condenou vários políticos por corrupção, entre eles a ex-prefeita Dárcy Vera.
No segundo turno daquela eleição a abstenção chegou a 27,62% do total e foi a maior entre às 57 cidades do país onde foi realizado segundo turno. Em seguida, vieram municípios de Petrópolis, São Gonçalo e Belford Roxo, todos no Rio de Janeiro.