Tribuna Ribeirão
Geral

Hacker mantém posse de processos do STJ

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

O hacker que invadiu o sis­tema informatizado do Supe­rior Tribunal de Justiça (STJ) na última terça-feira, 3 de no­vembro, continua mantendo sob seu controle documentos e processos sigilosos que correm na Corte. Há um temor, por parte dos peritos que investi­gam o ataque, de que esse ma­terial já possa ter sido “copiado pelo invasor” e que o STJ venha a ser alvo de algum vazamento em massa de informações, as­sim como aconteceu com inte­grantes da Operação Lava Jato no ano passado.

Na época, coordenadores da força-tarefa tiveram seus celulares invadidos, com men­sagens roubadas e divulgadas pela imprensa. Atualmente, 255 mil processos tramitam na corte e, mesmo tendo sido re­cuperados por meio de um sis­tema de backup, foram captu­rados pelo hacker por meio de criptografia. Ainda não se sabe se os milhares de processos foram, efetivamente, copiados pelo invasor, mas essa possibi­lidade é o que mais tem preo­cupado ministros da Corte.

A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar o ataque, que já afetou o julgamento de mais de doze mil processos. O tribunal também está contan­do com a colaboração do Cen­tro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro para auxi­liar a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da corte na restauração dos sis­temas de informática.

Oficialmente, o STJ não re­vela se advogados com interes­se em processos que tramitam no tribunal já procuraram a Corte para avaliar um possível prejuízo com o vazamento de dados. No entanto, que há um “risco elevado” de o hacker já ter baixado documentos dos servidores do tribunal.

Na quinta-feira (5), uma nota emitida pelo STJ admitia que o ataque hacker bloqueou, temporariamente, “com o uso de criptografia, o acesso aos dados, os quais, todavia, estão preservados nos sistemas de backup do tribunal”. E com­pletou: “Permanecem íntegras as informações referentes aos processos judiciais, contas de e-mails e contratos administra­tivos, mantendo-se inalterados os compromissos financeiros do tribunal, inclusive quanto à sua folha de pagamento”.

Em novo comunicado emi­tido no sábado, dia 7, o STJ dis­se que o trabalho de restabeleci­mento dos sistemas do tribunal “avança conforme o esperado e com as precauções que a situ­ação demanda”. Está mantida, segundo a Corte, a previsão de retomada gradual das opera­ções dos sistemas de informáti­ca do tribunal, a partir do Sis­tema Justiça – principal sistema da Corte – ainda nesta semana. Os dados estão sendo recupera­dos a partir do backup.

Além de contar com a co­laboração do Comando de Defesa Cibernética do Exérci­to brasileiro, a presidência do STJ recebeu, também, apoio da Secretaria Especial de Des­burocratização, Gestão e Go­verno Digital do Ministério da Economia.

“Processos encaminhados à presidência do STJ seguem sendo examinados e decididos dentro dos prazos estabelecidos na legislação processual, inclu­sive durante o fim de semana. A Polícia Federal está apurando os efeitos do ataque hacker à rede de tecnologia da informa­ção do tribunal, inclusive com relação à extensão do acesso aos arquivos, bem como sobre eventual cópia de dados. A in­vestigação do crime segue em inquérito sigiloso”, completa.

Postagens relacionadas

GCM encerra duas festas clandestinas durante o fim de semana em Ribeirão Preto

William Teodoro

Acirp defende IFSP no antigo Metodista

William Teodoro

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com