Começou nesta terça-feira, 3 de novembro, a inclusão dos dados e informações, nas urnas eletrônicas que serão utilizadas em Ribeirão Preto, dos dez candidatos que disputam o cargo de prefeito e dos mais de 600 postulantes a uma vaga de vereador no município.
Após a inserção nas urnas das informações dos eleitores e candidatos, os servidores realizarão testes nos equipamentos para verificar o funcionamento. Serão testados o som, a impressora, o brilho da tela e o teclado. A última etapa será a lacração dos compartimentos das máquinas.
Os lacres serão assinados pela autoridade eleitoral, pelo promotor e pelos fiscais dos partidos e coligações presentes durante a realização do processo. No total, os 441.845 eleitores de Ribeirão Preto terão 1.130 seções com urnas eletrônicas espalhadas por 128 locais de votação.
São cinco zonas eleitorais em Ribeirão Preto – 108ª, 265ª, 266ª, 293ª e 305ª. Nestas eleições, Ribeirão Preto tem dez candidatos a prefeito, dos quais dois ainda tentam deferir o registro de candidatura na Justiça Eleitoral: Fernando Chiarelli (Patriota) e Gérsio Baptista, o “GB33” (PMN).
Também estão na disputa Duarte Nogueira (PSDB), Suely Vilela (PSB), Antônio Alberto Machado (PT), Mauro Inácio (Psol), coronel Luis Henrique Usai (PRTB), Edmilson Roveri (Rede Sustentabilidade), Vanderley Caixe (PCdoB) e Cris Bezerra (MDB). Já para vereador, 627 candidatos estão inscritos.
Os dados são desta terça-feira (3) e constam da plataforma Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como muitos ainda aguardam o julgamento de deferimento da candidatura pela justiça eleitoral, este número deverá ter uma redução, já que existe a probabilidade de que vários candidatos tenham o pedido de registro da candidatura negado.
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.