João Carlos Bigaran Jr. (CRN)
No dia 22 de outubro, foi inaugurada a “Sala OAB – 80ª Subseção Sertãozinho”, nas dependências do Centro de Detenção Provisória de Pontal. O espaço foi concebido para suprir a necessidade de proporcionar um local adequado aos profissionais que comparecem ao CDP para exercício de suas funções, enquanto aguardam os tramites e procedimentos internos para a devida alocação do sentenciado no parlatório da unidade, onde se desenvolve a reunião entre advogado e cliente.
O projeto é fruto de conversas entre o diretor do CDP de Pontal, Marcelo Pedro Antonio e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 80ª Subseção Sertãozinho, Ivan Rafael Bueno. Após as tratativas iniciais, foi apresentado um esboço do projeto para a diretoria da OAB que de imediato abraçou a propositura e não mediu esforços para que em poucos meses o projeto virasse realidade.
Com base nas rotinas e procedimentos foi concebida a “Sala OAB” que conta com acessibilidade, mesa para reunião, computador de última geração, impressora com scanner, bebedouro de água refrigerado, ar-condicionado e banheiro privativo de modo a proporcionar melhores condições aos profissionais que comparecem na unidade prisional.
Não houve nenhum custo direto ao erário na parceria firmada, sendo todo o material de construção, móveis e demais elementos que compõe a sala, subsidiado pela OAB/Sertãozinho, competindo a unidade prisional exclusivamente a disponibilização do espaço (o qual encontrava-se ocioso) e a disponibilização de mão de obra carcerária para a realização das obras necessárias.