Tribuna Ribeirão
Geral

Eventos com até 150 pessoas são liberados

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Decreto assinado pelo pre­feito Duarte Nogueira (PSDB), publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 19 de ou­tubro, libera a realização de eventos com a participação de 150 pessoas ou 60% da capaci­dade dos espaços.

Prevalecerá o menor pú­blico. A medida vale durante este período mais flexível da quarentena imposta pela pan­demia de covid-19. A partir desta semana, eventos sociais em buffets e salões de festas, além de locais públicos aluga­dos ou terceirizados, estão au­torizados, conforme o decreto municipal 223.

A liberação destes eventos ocorre porque a região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), que envol­ve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, permaneceu na fase amarela do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo go­vernador João Doria (PSDB) em 9 de outubro e vale até 16 de novembro, quando haverá nova avaliação.

A próxima avaliação vai definir se a região fica na fase amarela, volta para a laranja ou avança para verde. Pelo texto do Executivo publicado no DOM, a volta do setor de bu­ffets e festas é escalonada me­diante o tempo de permanên­cia do município na atual faixa.

De 14 a 27 de setembro, a ocupação estava limitada a 40% da capacidade ou a 50 participantes. Depois, a partir de 28 de setembro, a porcen­tagem seguiu a mesma, mas o limite de pessoas subiu para 100 até o dia 18 de outubro. O cálculo que leva em conta a re­gra que gere o menor número de pessoas nos eventos.

Para uma região avançar ou retroceder de fase, o Plano São Paulo analisa a evolução da ocupação de leitos de te­rapia intensiva, de mortes e casos de coronavírus em um período de 28 dias – antes, era de 14 dias, mas com a maioria das 17 regiões do estado na fase amarela ou verde, o inter­valo foi estendido.

A partir desta quinta-feira (22), todas as salas de cinema dos quatro shopping centers de Ribeirão Preto estarão aten­dendo o público com a exibi­ção de filmes. Só podem fun­cionar com 40% da capacidade e uma série de restrições. O horário de atendimento no co­mércio e no setor de serviços de Ribeirão Preto também foi ampliado desde o dia 10.

Passou de oito para dez horas diárias. No entanto, foi mantida a capacidade máxima de público, estabelecida em 40% – exceto academias, com limite de 30%. As lojas podem atender das oito às 18 horas. Já os comércios dos quatro sho­pping centers da cidade – Ri­beirãoShopping, Santa Úrsula Shopping, Shopping Iguatemi e Novo Shopping – abrem de segunda-feira a domingo, das 12 às 22 horas.

Salões de beleza e de esté­tica, como barbearias, cabelei­reiros, manicure e pedicure, também podem atender de segunda a sábado, com limite de dez horas diárias. Bares, res­taurantes e demais estabeleci­mentos com consumo local de alimentos e bebidas, inclusive as praças de alimentação dos shoppings, podem funcionar entre seis e 22 horas, de segun­da a domingo.

Porém, devem ser respeita­dos os limites de dez horas de expediente na fase amarela – pode ser intercalado, das dez às 15 horas e das 17 às 22 horas, por exemplo. Os estabelecimentos com funcionamento noturno devem fechar as portas às 22 ho­ras, mas agora podem autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23 horas. Antes, os bares e restaurantes eram obrigados a fechar até as 22 horas. A capacidade conti­nua limitada a 40%.

Postagens relacionadas

RP terá mais oito ecopontos  

Redação 2

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Geração de energia solar terá isenção fiscal para placas fotovoltaicas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com