A programação desta semana do “40tena Cultural”, projeto desenvolvido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, traz mais uma edição do Clube do Livro. Será neste sábado, 24 de outubro, às 16 horas, mediado pela bibliotecária e curadora do grupo, Gabriela Pedrão.
O encontro irá debater a obra “A Redoma de Vidro”, da poetisa norte-americana Sylvia Plath (1932-1963). Este é único romance da escritora, publicado em 1963, que conta a história da jovem Esther Greenwood, que aos 18 anos sai dos subúrbios de Boston para uma prestigiosa universidade em Nova York.
A partir disso, a rotina da garota passa a se dividir entre o trabalho e a intensa vida social. Há quem diga que a obra é um livro autobiográfico, apesar dos nomes de pessoas e lugares serem outros, porém, a doença mental abordada na protagonista é bastante semelhante com as experiências da autora.
Sylvia Plath, que sofria de transtorno bipolar e depressão clínica, aos 30 anos de idade cometeu suicídio – um mês depois da primeira publicação da obra. Segundo a curadora do projeto, Gabriela Pedrão, a obra de Sylvia Plath foi escolhida pelo grupo pela escrita moderna que o livro traz.
“Mas, o que chama a atenção é o fato de ‘A Redoma de Vidro’ não ser exatamente uma obra bibliográfica, mas ter a vida da autora lá. Então, se torna um romance delicado por abordar a depressão, principalmente na realidade que estamos vivendo agora, de pandemia e isolamento social. São questões importantes para serem discutidas”, explica Gabriela.
O encontro acontece pela plataforma Zoom e pelo novo site da fundação. No próximo encontro, haverá a seleção das obras para o ano de 2021. “Estou ansiosa para saber as indicações dos participantes do Clube do Livro”. Durante mais de sete meses de programação consecutiva, o “40tena Cultural” já realizou mais de 60 atividades e interagiu com mais de 25 mil pessoas.
O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus, causador da covid-19.
Semanalmente são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura.