Na tarde deste domingo, 18 de outubro, 21 unidades do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) foram afetadas por falta de energia elétrica fornecida pela CPFL Paulista. O abastecimento foi suspenso após a forte chuva que atingiu a cidade, com rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora.
Além da forte ventania, choveu granizo em bairros das zonas Oeste e Norte, como Ipiranga, Jardim Piratininga, Cristo Redentor, José Sampaio e Planalto Verde. O temporal, com volume de onze milímetros, não durou uma hora, mas derrubou ao menos dez árvores em diferentes pontos a cidade, segundo o Corpo de Bombeiros. Não há registros de feridos. Cabos de energia elétricas também foram derrubados.
No Jamil Cury, entre as ruas Georges Guebala e Pedro Freitas Alves, a forte chuva abriu uma rachadura no asfalto. Imagens de uma câmera de segurança registraram a água vazando do subsolo e empurrando a camada de pavimentação para cima.
Questionada, a prefeitura informou, por meio do Daerp, que houve o rompimento de uma adutora no local. No entanto, o reparo desta foi concluído nesta segunda-feira (19), por volta das 12 horas. Além disso, o reparo no asfalto ainda estava sendo realizado ontem. A autarquia comunicou também que a reposição asfáltica está prevista para esta terça-feira (20).
Foram desligados temporariamente e já religados o poço e a estação elevatória de água Pompolo Antena, poço Jamil Seme Cury, poço Avelino Palma, poço e estação elevatória de água Alexandre Balbo, poço Parque das Oliveiras e poço e estação elevatória de água Pompolo Engenho.
Também estão na lista, poço e estação elevatória de água Dutra ll, poço e estação elevatória de água Quintino II, poço e estação elevatória de água Vila Augusta, poço Vila Tibério, poço Cianê II, poço Parque dos Pinus e estação elevatória Alphaville.
As equipes do Daerp trabalharam para restabelecer sistema de abastecimento na tarde deste domingo. As 21 unidades ficaram desligadas à tarde, provocando intermitências em várias regiões da cidade. Dezenove equipamentos foram religados no mesmo dia, mas à noite ainda estavam desligados o poço do bairro Jardim Arlindo Laguna, que voltou a funcionar no início da tarde desta segunda-feira, e a estação elevatória Kaiser, no Centro Velho.
Nestes locais, o rompimento de duas adutoras afetaram o abastecimento em doze bairros da cidade. Por meio de nota, a autarquia informa que na avenida Fábio Barreto, durante trabalhos da CPFL Paulista para mudança de lugar de postes, uma adutora foi atingida e ocasionou vazamento de água.
Por conta do problema, moradores dos bairros Campos Elíseos e do Centro foram afetados, já que o sistema foi desligado até o término dos reparos pelas equipes do Daerp. Outro rompimento na tarde de ontem ocorreu tarde foi relatado na rua Georges Vanni Guebala, no Arlindo Laguna. A autarquia não soube precisar o motivo da interrupção, mas há duas hipóteses: utilização da água ou alta pressão.
Segundo o Daerp, as intermitências no abastecimento foram percebidas nos bairros Arlindo Laguna, Jamil Seme Cury, Jardim Paiva, Paulo Gomes Romeo, Jardim Mario Paiva Arantes, Lacerda Chaves, Liliane Tenuto Rossi, Portal do Alto, Wilson Tony e parte do Planalto Verde.
No início da noite desta segunda-feira (19) voltou a chover e a ventar forte em Ribeirão Preto. Porém, os estragos foram menores. Houve alagamento em pontos isolados, como na alça de acesso da Via Norte com o início da rua São Francisco, rota usada para quem segue em direção ao Ipiranga e outros bairros da Zona Norte. O tempo fechou por volta das 17 horas, com nuvens carregadas em todas as regiões da cidade.