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Metade dos brasileiros não se sentem satisfeitos com suas casas

Com mais tempo dentro de casa e mudanças irreversí­veis no mercado de trabalho pós-pandemia, a relação do brasileiro com seu lar ou com um possível novo lar mudou. Segundo pesquisa da Hibou, instituto de pesquisa e moni­toramento de mercado, com 1.537 entrevistas todo Brasil (55% mulheres e 45% ho­mens das classes A, B e C em setembro/2020), o grau de in­satisfação com a casa cresceu após o isolamento, 49% dos entrevistados está menos satis­feito com o local onde vivem, e ainda enfrentam aumento com a preocupação em condo­mínios, onde há áreas comuns.

Quarenta por cento acre­ditam que o uso das áreas co­muns vai cair. As pessoas vão tentar levar suas atividades para dentro de casa. Oitenta e três por cento disseram que os condomínios precisarão limpar e higienizar as áreas co­muns com mais frequência.

A academia é a preferida dos brasileiros para continuar ativa após confinamento e 71% que­rem usar. Apenas 41% acham que o playground deve continuar a ser usado e 27% ainda pensam em usar a lavanderia coletiva.

Álcool em gel à disposição dos moradores é o campeão da lista de necessidades dos brasi­leiros que vivem em condomí­nios. Oitenta e um por cento querem o kit higiene em todos os espaços e 58% acham que é preciso melhorar a higiene e proteção na área de recebi­mento de entregas.

Obrigados a ficar em casa, 57% dos brasileiros redesco­briram a sala de estar e 36% o próprio home office. Espaços confortáveis hoje estão no topo do desejo dos brasileiros para suas casas. Aliás, o home offi­ce ganha lugar de destaque, já que 57% pretendem continuar trabalhando em casa. Nessa toada, 59% acha que é melhor manter esse espaço de traba­lho, mesmo quando puderem voltar a trabalhar fora. Vale comentar que 61% considera­ria trabalhar em um escritório que ficasse no seu condomínio residencial, evitando assim deslocamentos desnecessários.

“A redescoberta da casa gerou hábitos que podem virar rotina e que também mudam as prioridades na hora de escolher um novo imóvel”, explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordena­dora da pesquisa. Quarenta e um por cento dos brasilei­ros querem manter a cozinha como ponto de encontro para momentos em família, 44% querem continuar acompa­nhando lives na internet. A internet, aliás, é prioridade, e a casa conectada está nos planos dos brasileiros: 41% gostariam que os imóveis já viessem com fornecimento de internet de alta capacidade e 30% acreditam que eletro­domésticos integrados já são um caminho sem volta.

Para futuros lares, o olhar do brasileiro está focado nos novos hábitos de higiene com alimen­tos, 81% concordam que a área de serviço precisa ser maior para os devidos cuidados com os ali­mentos que chegam da rua, e 66% hoje não têm espaço sufi­ciente para guardar produtos de limpeza. Cozinha integrada com a sala continua interessando 45% acreditam que isso favorece um ambiente único para toda a famí­lia, mas 78% consideram que ela merece um olhar especial para ventilação e exaustão.

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