Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Por que eles querem ser prefeito?

ALFREDO RISK

Para oferecer ao leitor a oportunidade de conhe­cer os motivos que levaram os dez concorrentes a prefeito de Ribeirão Preto a se candidatarem nas eleições deste ano, o Tribuna perguntou para cada um deles o porquê de querer ser pre­feito da cidade. Todos tiveram o mesmo espaço para responder e o mesmo tempo para enviar as repostas. Dos dez candidatos apenas Fernando Chiarelli (Patriotas) não quis participar.

Rede Sustentabilidade
Prefeito: Emilson Roveri
Vice: Luiz Mariano
Número: 18
Quero governar Ribeirão porque uma cidade moderna pode ser construída a partir da vontade política dos seus cidadãos. Uma cidade moderna é uma cidade tecnologicamente atualizada, com serviços públicos que funcionem bem, mas não é apenas isso. Uma cidade moderna é uma cidade formada por um povo mais alegre, mais seguro, sem medo, emocionalmente de­sarmado, mais comunicativo, mais culto e mais generoso. Uma cidade moderna e mais alegre só pode ser criada se houver menos desigualdade social, menos miséria, menos violência e também menos desrespeito às minorias étnicas e sociais.

A democracia que vivemos tende a privilegiar os detentores do poder e só uma força consensu­almente articulada para promover a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos pode reverter as tendências conservadoras, autoritárias e atrasadas das maiorias medianas.

Quero criar condições para o surgimento de uma força motora capaz de, por meio do diálogo com as organizações civis, respeitando as instituições republicanas e os poderes constituídos, construir uma Ribeirão moderna, mais alegre e menos desigual. Para isso, vamos buscar o equilíbrio e o respeito entre a qualidade de vida, o capital e as forças produtivas, para que jun­tos e coordenados, transformemos a realidade socioeconômica, colaborando na construção de uma sociedade que cultua a solidariedade, a sustentabilidade, a prosperidade e o envolvimento ativo de todos os munícipes na vida pública de nossa cidade.

 

PMN
Prefeito: Gérsio Baptista
Vice: Marco Silveira
Número: 33
Como Prefeito vou resgatar a grandeza do município de Ribeirão Preto. Quero colocar essa Locomotiva nos trilhos do Século XXI, tendo como guia o Desenvolvimento Sustentável.

Quero trazer formas inovadoras para administrar áreas fundamentas como saúde, educação, transporte, meio ambiente, agropecuária, indústria, comércio e o próprio funcionalismo público. Quero trazer formas inovadoras de alta tecnologia para administrar.

 

MDB
Prefeita: Cristiane Bezerra
Vice: Capitão Edilson Del Vechio Filho
Número: 15
Depois de um tempo decepcionada com pessoas que se utilizaram equivocadamente do poder, acordei numa bela manhã e senti que eu deveria me candidatar a prefeita de Ribeirão Preto, pela vasta experiência como gestora pública, por conhecer profundamente e amar Ribeirão, mas acima de tudo, por gostar tanto de gente. Sou muito grata a esta cidade que acolheu a mim e a minha família.

Durante todos os anos em que me dediquei ao munícipe, através de minhas atividades na vida pública, aprendi a gostar de servir. Creio que nascemos para isso, e a vida não faz sentido se não for para ajudar as pessoas. Devemos, o tempo todo, buscar aliviar um pouco do sofrimento de quem passa por qualquer dificuldade.

Por isso, digo que ser prefeita de Ribeirão Preto, não significa me elevar acima dos outros, mas me colocar na posição de servir, acumulando responsabilidades que eu quero assumir, como uma mãe que procura dar o melhor ao seu filho, o tempo todo.

Eu entendo das dificuldades que as pessoas enfrentam. Há dores por todos os lados e eu espero ajudá-las no que for possível, dando o meu melhor no soerguimento de nossa cidade e de suas pessoas. Afinal, a nossa cidade é formada por milhares de pequenas individualidades, donas de emoções, sentimentos, e histórias de vida singulares. E se eu posso ajudar as pesso­as, assim o farei, com ainda mais afinco.

Já mapeei os problemas de Ribeirão. Após tantos anos de vida pública, aprendi sobre as dores da nossa cidade. Quero estar nas ruas, ajudar. Fazer a diferença. Sair do Palácio Rio Branco e estar com os olhos direcionados a toda a cidade.

Meu governo não será pautado apenas em assinaturas de projetos. Quero viver a nossa cidade. Conversar com nossa gente. Respeitar os desejos coletivos, fazer leve e feliz o ar da nossa linda Ribeirão. Afinal, sei que é preciso união para transformar Ribeirão. E que juntos somos muito mais fortes.

 

PRTB
Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai
Vice: Sueli Albanezi Gonzalez
Número: 28
Há tempos assistimos a uma verdadeira hipocrisia na “democracia”, com agentes políticos transformando-se em profissionais, muitos pensando em si mesmos, outros buscando su­cessivas reeleições, ora por interesses do Partido, ora por motivos escusos chegar aos cargos públicos.

Na Prefeitura não iremos utilizar o pronome pessoal “eu”, mas sim o “nós”, continuaremos alinhados com o Governo Federal (Bolsonaro e Mourão), resolvendo os anseios da comunidade, notadamente dos profissionais da SAÚDE, por meio de ações voltadas não só às pessoas, mas também à causa animal, instalação de um Hospital Veterinário Municipal ou Upa animal.

Investiremos na educação inclusiva, com reformas dos prédios, implantação gradativa do modelo de Escola-Cívico-Militar, resgatando o respeito mútuo entre professores, funcionários e todos os alunos.

Deveremos melhorar a infraestrutura, com o projeto-piloto, da “Governança-pertencimento­-corresponsabilidade”, apoiados pelos comerciantes, que poderão propor alterações das facha­das dos seus próprios estabelecimentos, para alteração de Lei vigente, recebendo sugestões da construção civil e integrantes das ONG, para cuidar do meio ambiente.

Teremos amplo fomento ao turismo tudo para geração empregos e rendas, além do permanen­te programa de modificações na Urbe facilitando a acessibilidade das pessoas deficientes.

Na Ordem Pública iremos cooperar com o Estado na Preservação da segurança pública, insti­tuindo um gabinete de inteligência agregando realmente a Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, polícia Civil, Polícia Federal, Policia Penal, Bombeiros, agentes da Fundação Casa e comunitários da Defesa Civil e Bombeiros Voluntários. Integraremos informações sobre a prevenção primária, ampliando as Câmeras de Videomonitorização, a iluminação eficiente com luzes-brancas nas ruas e praças, ampliação do Programa Vizinhança Solidária e retomada do emprego dos profissionais de segurança nas atividades do município, denominada de Atividade Delegada.

Toda modalidade de esporte na cidade, quer envolvam crianças, jovens, adultos e idosos, serão agregadas, reativando as Práticas Integrativas Complementares (PIC), mormente criando o Pedala-Seguro. Será cumprido o marco Regulatório do saneamento, (água e esgoto, resíduos sólidos), atendendo a todos os munícipes, destacando os reparos imediatos em vazamentos na Urbe, evitando desperdícios.

Em suma seremos verdadeiros catalisadores de informações, por meio do Gabinete Itinerante revezando-se o atendimento dos moradores, semanalmente, em cada bairro, para uma Ribeirão próspera e harmônica.

 

PSB
Prefeita: Suely Vilela
Vice: Mateus Eduardo (Podemos)
Número: 40
Quero ser prefeita de Ribeirão Preto porque tenho conhecimento e experiência em gestão pública e posso contribuir para realizar as transformações necessárias na administração da prefeitura de Ribeirão. Estou há 43 anos na Universidade de São Paulo atuando como profes­sora, pesquisadora e administradora. Destes anos, 33 foram dedicados à gestão de diferentes órgãos da Universidade e também a iniciativas internacionais. Fui a primeira e única mulher reitora da USP, a melhor universidade da América Latina e uma das mais renomadas Universi­dades do mundo.

Administrei um orçamento que é muito superior ao da Prefeitura de Ribeirão. Uma grande res­ponsabilidade. Me orgulho muito, pois na minha gestão consegui um feito histórico, 30% dos alunos aprovados na USP vinham de escolas públicas.

Fui secretária da Educação de Ribeirão em 2017 e constatei que nossa cidade precisa de al­guém com conhecimento e experiência e uma visão mais humanizada, que realmente olhe para a população e que faça o melhor planejamento para o enfrentamento dos desafios. E esse ano temos um ainda mais delicado, o pós-pandemia. Esse será um grande ponto da gestão.

Meus principais desafios como prefeita nesse pós-pandemia são a recuperação econômica da nossa cidade, dando amparo aos comerciantes, ações estratégicas para um salto de qualidade no atendimento à saúde e educação, com o melhor planejamento na volta às aulas. Será uma estratégia multidisciplinar. Pela minha história, já provei que tenho plena capacidade para en­frentar essas questões. Além disso, quero mudanças de verdade nas áreas mais sensíveis para a nossa população, mudanças a longo prazo e não apenas pontuais.

Como educadora, sei que não se faz uma nação, não se faz uma cidade, sem pensar em educação. Temos que dar oportunidade a todos de escola digna e que ofereça capacidade de enfrentar no futuro o mercado de trabalho. Eu sei como fazer diferente, mas, acima de tudo, sei como deixar Ribeirão Preto uma cidade melhor e mais humana.

 

PSOL
Prefeito: Mauro Inácio
Vice: Mayra Ribeiro
Número: 50
Quero ser prefeito, pois essa tarefa foi me dada pelo Psol, Partido Socialismo e Liberdade, e nossa luta é combater a desigualdade social, desemprego, racismo e tantas opressões e explorações que os trabalhadores e trabalhadoras vivem cotidianamente, nas periferias de Ribeirão Preto. Venho de uma origem humilde, fui boia-fria, catador de laranja e hoje formado em história, trabalhei também como motorista de aplicativo, para complementar a renda que é pouca como professor do Estado. Já sofri muito com racismo, preconceitos e humilhações por ser negro e trabalhador.

Por isso, quero ser prefeito, para governar para e com aqueles que mais precisam e menos tem. Em um momento de grave crise social, econômica, sanitária e política, em que os atuais gover­nos Nogueira, Dória e Bolsonaro muito pouco fizeram pelos mais pobres. É urgente criarmos um programa de renda básica municipal para atender a população desempregada e vulnerável. Só um governo anticapitalista dos trabalhadores e trabalhadoras é capaz de fazer isso.

Quero que a população enfim veja no poder um prefeito com coragem de encarar quem for preciso para defender os mais necessitados. Quero ser prefeito para que mulheres, negros, LGBTQIA possam andar livremente sem temerem sofrer qualquer tipo de violência. Quero cons­truir uma cidade onde todas e todos tenham sua dignidade respeitada. Quero ser prefeito para transformar Ribeirão em uma cidade inclusiva, e que toda pessoa com deficiência tenha acesso a espaços e equipamentos adequados a suas necessidades. Resumindo, quero ser prefeito para governar para os trabalhadores, mulheres, jovens, negros, PCD e LGBTQIA dessa cidade. Quero ser o prefeito que vai governar Ribeirão para a maioria.

 

PSDB
Prefeito: Duarte Nogueira Júnior
Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)
Número: 45
Os problemas do Brasil são os problemas das cidades brasileiras. Se a gente começa a resolver os problemas da nossa cidade, já estamos ajudando o País. É preciso pensar na cidade que queremos daqui dez ou vinte anos. Porque o presente é muito importante, mas também esta­remos no futuro, onde precisamos de boa qualidade de vida. E tem ainda quem nos sucederá. Espero que as próximas gerações possam encontrar uma cidade organizada, transparente, com excelentes indicadores sociais, com vitrines de cases de sucesso e com políticas públicas simples, já que a simplicidade é sempre o segredo do sucesso. Essa tem sido a nossa tônica. Governar Ribeirão Preto com o olhar adiante, décadas à frente, sem deixar ninguém para trás.

Podemos comparar hoje, qualquer indicador em saúde, educação, segurança pública, assistên­cia social, esporte, mobilidade urbana, cultura, lazer e economia que a cidade está melhor do que estava há quatro anos. E se os indicadores são favoráveis, é porque trabalhamos de forma firma para que assim fosse.

E queremos mais. Queremos melhorar sempre. Precisamos, cada vez mais, mobilizar a nossa sociedade para que ela seja a guardiã do que conquistamos ao longo dos anos e, assim, garantir que não teremos qualquer retrocesso nos avanços já estabelecidos para nossa cidade. E este é meu propósito. Continuar a trabalhar por Ribeirão Preto, assim como temos feito nos últimos anos.

Existem projetos e obras já em andamento que, se o eleitor assim decidir, daremos continuida­de, como as obras do Ribeirão Mobilidade, a construção de novas escolas, continuarmos com a implantação dos interceptores de esgotos para garantir uma cidade com 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Na saúde, continuar o trabalho de restau­rar as unidades, entregar o AME Mais e na segurança dar sequência ao projeto de implantação das câmeras do programa “Guardiões da Cidade”.

A empregabilidade é o grande desafio das metrópoles daqui para frente. Nosso trabalho será o de extrair ao máximo o potencial de toda a cadeia, de cada eixo de atividade econômica que nossa cidade é capaz mobilizar. E o mais importante de tudo que falei até agora, é o fato de que essa tarefa é interminável.

Precisamos seguir adiante, fazendo mais e melhor e batendo o nosso próprio recorde. Porque o resultado que obtivermos com nossa dedicação, nossa força de trabalho, resultará em benefí­cios para todos os cidadãos. E é isso o que tem importância.

E a melhor maneira de fazer isso é treinar junto, jogar junto, com as melhores táticas para encontrarmos os melhores jogadores, as melhores ideias, os melhores técnicos e a gente tocar para frente. Com o ânimo sempre renovado e impulsionado pela experiência. Assim seremos cada vez melhor.

 

PCdoB
Prefeito: Vanderley Caixe Filho
Vice: Glauber Silva
Número: 65
Disputo a minha primeira eleição, para prefeito de Ribeirão Preto, com o mesmo objetivo que guiou toda a minha carreira como advogado: buscar garantir oportunidades e justiça para toda a população. O longo processo de crise pelo qual a cidade passa me motivou a exercer esse papel também na política partidária, chegando em um número muito maior de pessoas.

Conversando na internet e nas ruas, fica clara a urgência de criar novos caminhos para renovar a cidade. Para que, assim, a gente possa recuperar a segurança e a alegria do dos ribeirão-pre­tanos e ribeirão-pretanas. Aqui, no nível municipal, tudo isso passa pela gestão da Prefeitura. É dever dela pôr em prática condições de vida e oportunidades que permitam que a cidade se desenvolva e que os seus habitantes vivam melhor.

A Administração Pública atual e as anteriores não conseguiram enfrentar os principais desafios que os moradores de Ribeirão Preto enfrentam no seu dia a dia. É por isso que há tanta rejeição a alguns grupos políticos e até a política institucional em si.

Eu não me candidatei a prefeito porque acho que o governo não é lugar de político. Na verdade, é porque eu entendo que a política é todos nós. Quem faz a cidade é toda a sua população, em suas diferenças e no que tem em comum, e o governo também deve ser representar e respon­der a todas essas pessoas.

Para que Ribeirão atinja todos os seus potenciais e volte a ser uma cidade viva, vibrante, o Poder Público não pode atender somente a certas parcelas da sociedade e regiões do municí­pio. Também não deve ser dirigido por outros interesses que não sejam as necessidades e os sonhos dos cidadãos e cidadãs.

O que povo ribeirão-pretano quer é um governo que trabalhe com o único compromisso de melhorar a vida em todos os bairros, a vida de todos os seus moradores. Esse é o meu com­promisso. E como garantir isso? Além de ética e eficiência, precisamos de transparência total e governar lado a lado à população. O eleitor é o melhor fiscal de um bom governo.

 

PT
Prefeito: Antônio Alberto Machado
Vice: Elsa de Paula Rossi
Número: 13
Quero ser prefeito de Ribeirão Preto para planejar seu futuro e torná-la uma cidade viva, segura, saudável, sustentável e, acima de tudo, justa. O intuito é ver as pessoas integradas e convivendo nas ruas, praças e parques em segurança, circulando livremente numa cidade em espaços de convivência, bem iluminada, com saúde, saneamento básico, meio ambiente sadio, onde todos tenham as mesmas oportunidades. Farei uma gestão democrática, transparente e compartilhada com a nossa população, de modo a transformar também a cultura política local, que ainda é elitista e autoritária. O objetivo é, portanto, executar políticas públicas de bem-es­tar e justiça, com democracia e compromisso social. Aceitei o desafio político de candidatar­-me a prefeito de Ribeirão Preto porque estou convencido de que a Política é o único caminho para a construção do bem comum, da paz e da justiça. É a única maneira de solucionar os conflitos coletivos e combater o ódio. Como diz o papa Francisco, todo cristão deveria fazer política. Enfim, quero cuidar das pessoas; fazer de Ribeirão Preto uma cidade mais humana, acolhedora e agradável. Tenho um plano de desenvolvimento socioeconômico para a cidade e para as pessoas, um plano moderno, eficiente e exequível para enfrentar os desafios de uma das maiores crises sanitária, econômica e social do século. Quero devolver a Ribeirão Preto muito do muito que ela me deu.

Postagens relacionadas

Moro manda Lula se entregar até 17h desta sexta

William Teodoro

Estradas da região registram quatro mortes em feriado

Luque

Menina de 8 meses é internada no HC com suspeita de maus-tratos

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com