Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Comércio e serviços terão mais duas horas

FOTO: ALFREDO RISK

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou nesta sexta­-feira, 9 de outubro, a ampliação do horário de atendimento no comércio e no setor de serviços de Ribeirão Preto, que passará de oito para dez horas. No en­tanto, será mantida a capacidade máxima de público, estabelecida em 40% – exceto academias, com limite de 30%.

A ampliação do horário foi autorizada porque a região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), que envolve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, permaneceu na fase amarela do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador João Do­ria (PSDB) nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

O tucano também anunciou que a evolução da pandemia agora passa a ser comparada com dados obtidos nos últimos 28 dias, em comparação aos 28 dias anteriores. Antes, a evolu­ção da pandemia era analisada em espaços de sete dias. A pró­xima avaliação, que vai definir se a região fica na fase amarela, volta para a laranja ou avança para verde, será anunciada em 16 de novembro.

Segundo o decreto nº 251/2020, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem, a partir deste sábado (10), as lojas poderão funcionar das oito às 18 horas – até on­tem o horário permitido era das nove às 17 horas. Na segunda­-feira (12), feriado de Nossa Se­nhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a abertura será facultativa no mesmo período, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp).

Já os quatro shopping cen­ters da cidade – RibeirãoSho­pping, Santa Úrsula Shopping, Shopping Iguatemi e Novo Sho­pping – poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 12 às 22 horas. As academias e qua­dras de esportes também podem abrir durante dez horas por dia, de segunda a domingo, e deve­rão afixar na entrada cartazes com o horário de atendimento. Salões de beleza e de estética, como barbearias, cabeleireiros, manicure e pedicure, também podem atender de segunda a sábado, com limite de dez ho­ras diárias.

Bares, restaurantes e demais estabelecimentos com consumo local de alimentos e bebidas, in­clusive as praças de alimentação dos shoppings, poderão fun­cionar entre seis e 22 horas, de segunda a domingo, desde que respeitados os limites de dez ho­ras de expediente na fase amare­la – pode ser intercalado, das dez às 15 horas e das 17 ás 22 horas, por exemplo .

Os estabelecimentos com funcionamento noturno deve­rão fechar as portas às 22 horas, mas agora poderão autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23 horas. Antes, os bares e restaurantes eram obrigados a fechar até as 22 horas. A capacidade continua limitada a 40%.

A prefeitura também auto­rizou a volta dos barulhentos trenzinhos da alegria, com ocu­pação máxima limitada a 40% da capacidade. Está proibido o transporte de passageiros em pé e o distanciamento físico deve ser mantido, garantindo inter­valo de assentos entre as pessoas e mantendo familiares em as­sentos próximos.

Sobre as piscinas de clubes recreativos, a ocupação máxima será limitada em 40% do valor do resultado do seguinte cálculo: me­tragem da área total da piscina di­vido por dois. Garantir que as pis­cinas convencionais utilizem um sistema adequado de filtragem e garantir um nível de cloro entre 0,8 e 3 mg/litro e pH entre 7,2 e 7,8 em cada piscina, com moni­toramento realizado a cada quatro horas, mantendo os registros.

Os auxiliares/atendentes de­verão, obrigatoriamente, usar máscara que cubra boca e nariz e manter o afastamento social entre os passageiros. O embar­que e desembarque de pessoas que necessitem de ajuda deve ser feito, preferencialmente, por familiares ou acompanhantes, evitando o contato de usuários e auxiliares/atendentes.

Cinemas
Até esta sexta-feira, as salas de cinema da cidade – Cauim (Centro), UCI (RibeirãoSho­pping), Cinépolis (Santa Úrsula e Iguatemi) e Cinemark (Novo Shopping) – não haviam defini­do de vão voltar com a exibição de filmes, apesar de estarem au­torizadas a retormar as ativida­des desde o dia 5.

Porém, a prefeitura anun­ciou algumas medidas para o consumo de alimentos e be­bidas nestes locais, como pro­mover ações que incentivem a compra de produtos online para apenas retirada no balcão. No caso de compra no local, incentivar o pagamento por meios eletrônicos

Disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes. O procedimento de higienização das mãos de todos os colabora­dores da bomboniere deverá ser constante durante a operação. Higienizar e sanitizar constante­mente todos os equipamentos e acessórios que são para uso dos clientes e colaboradores, como “pin pad”, “mouse” e balcões.

Nas filas da bomboniere, deverá ser garantido o distancia­mento físico de no mínimo 1,5 metro entre cada cliente, demar­cando o chão com adesivos

Os alimentos e as bebidas vendidos aos clientes devem, obrigatoriamente, estar lacrados. O consumo dos produtos só po­derá ser feito após o cliente estar sentado em sua poltrona, dentro da plateia, momento em que po­derá tirar a máscara, voltando a colocá-la sempre que não estiver consumindo.

A região do DRS XIII é forma­da por Ribeirão Preto, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinó­polis, Luis Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.

Os novos horários da pandemia em RP
Comércio em geral De segunda a sábado Das 8 às 18 horas
Shopping centers De segunda a sábado Das 12 às 22 horas
Bares, restaurantes e similares De segunda-feira a domingo Das seis às 22 horas, desde que não ultrapasse dez horas diárias
Permanência de clientes Até as 23 horas
Academias e quadras de esporte Dez horas por dia: horário flexível
Salões de beleza e estética De segunda a sábado Das 8 às 18 horas

Postagens relacionadas

Dise apreende cerca de 9 Kg de maconha no Campos Elíseos

William Teodoro

Alma abre inscrições para ‘cursos livres’ 

Redação 2

Carro de Duarte Nogueira é encontrado abandonado em avenida de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com