A Câmara de Vereadores aprovou na sessão de terça-feira, dia 6, a implantação da Semana Municipal do Lixo Zero em Ribeirão Preto, que deverá ser realizada anualmente na última semana do mês de outubro. O objetivo é servir como instrumento de política pública socioambiental para a discussão e conscientização sobre os resíduos sólidos no município, envolvendo a sociedade civil organizada, o poder público, a iniciativa privada e a população.
De autoria do vereador Marcos Papa (Cidadania), que preside a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara, a proposta quer oficializar o evento, realizado pela primeira vez no ano passado. O foco da primeira edição era levar a temática dos resíduos sólidos e do lixo zero principalmente para as escolas. O evento contou com 18 eventos e mobilizou cerca de mil pessoas.
Com a aprovação pelos vereadores, o evento deverá fazer parte do calendário de eventos oficiais do município. A proposta seguirá agora para sanção ou veto do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Entre as propostas inclusas no projeto estão ainda o fomento da economia solidária e a inclusão social, propor soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos e promover ações educativas e de conscientização sobre incentivar o consumo consciente.
Dados da administração municipal revelam que cada um dos 711.825 moradores de Ribeirão Preto – estimativa oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – produz, em média, todos os dias, 800 gramas de lixo. Ou seja, diariamente são recolhidos na cidade 569.460 quilos de resíduos, o que totaliza, por mês, 17.083.800 quilos.