Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

RP tem queda no nº de novas empresas

MAX GALÃO MESQYITA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

A abertura novas empresas em Ribeirão Preto caiu 3,3% em setembro, recuando de 510 no nono mês de 2019, para 493 no mesmo período deste ano, 17 cadastros a menos, segun­do dados divulgados a pedido do Tribuna pela Junta Comer­cial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desen­volvimento Econômico e res­ponsável pelos registros mer­cantis em território paulista.

A quantidade de empre­sas abertas no mês passado também é inferior ao de 536 novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) cons­tatados em agosto, 43 a menos e retração de 8%. No oitavo mês de 2019 foram abertas 533 unidades empresariais – estabelecimentos comerciais e industriais e de prestação de serviços, entre outros.

De janeiro a setembro, fo­ram abertas 3.663 novas em­presas na cidade, 63,4% dos 5.780 novos CNPJs cadastra­dos no ano passado inteiro. Um levantamento feito pela Associação Comercial e Indus­trial de Ribeirão Preto (Acirp), com dados do escritório da Jucesp no município, aponta crescimento de 248,54% no saldo de abertura de empresas nos meses de junho e julho de 2020, em comparação a abril e maio deste ano.

Das empresas abertas em junho e julho, 333 são da cate­goria de empresário individual, 878 são de sociedade limitada (Ltda.), 194 de empresa indivi­dual de responsabilidade limi­tada (Ereli), duas da categoria de sociedade anônima (S/A) e duas cooperativas, totalizando 1.409 novas unidades, segun­do os dados da Acirp obtidos com a regional da Jucesp.

Na sexta-feira, 2 de outu­bro, o governo paulista anun­ciou novo recorde histórico de abertura de empresas no esta­do de São Paulo. O apurado no mês de setembro foi de 23.205 novos CNPJs, somando-se os números dos 645 municípios paulistas. Esta é a maior marca alcançada desde 1998, ano em que foram iniciados os levan­tamentos da Jucesp.

O registro mais recente su­pera o mês de agosto, quando foram realizadas 22.825 novas constituições empresariais, nú­mero que já havia sido o maior em 22 anos. A Jucesp também registrou o menor número de encerramentos de empresas nos últimos dois meses, com 9.859 baixas.

Com isso, o estado conta­biliza o maior saldo líquido anual: 13.346 novos CNPJs. Comparado ao mês anterior, o saldo é 14,9% maior, com 11.614 cadastros encerrados. O aumento chega a 29% na comparação com setembro de 2019, quando foram abertas 10,3 mil empresas.

Dispensa de tarifa
Em razão da pandemia do coronavírus, a Jucesp dispen­sou o pagamento da tarifa para abertura de novas empresas no estado. A medida faz parte do plano de retomada econômica para impulsionar ainda mais o empreendedorismo e estimu­lar a economia, atenuando os impactos na geração de em­prego e renda. A medida tem validade até 23 de outubro e contempla todos os tipos jurí­dicos de empresas.

Atendimento
Os serviços da Junta Comer­cial estão disponíveis pela inter­net, como acesso ao integrador estadual, consulta de processos, solicitações gerais e certidões no site www.institucional.jucesp.sp. gov.br. Há também novos ser­viços para atendimento: o “de­livery”, em que os documentos são enviados via Correios, e o “drive thru”, com entrega dire­tamente na sede da Junta e em horário agendado via internet. Em ambos os casos, os usuá­rios podem enviar os proces­sos para abertura, alterações e baixas de empresas.

Abertura de empresas na cidade de Ribeirão Preto
De janeiro a setembro de 2020: 3.663
Em 2019 inteiro: 5.780
Em setembro de 2020: 493
Em setembro de 2019: 510
Em agosto de 2020: 536
Em agosto de 2019: 533 Fonte: Jucesp

Postagens relacionadas

Guarda Civil passa a ser Metropolitana

Redação 1

Pesquisa: RP perde mais de 59% de água

Redação 1

DIG esclarece sequestro do agrônomo e prende integrantes da quadrilha

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com