Fabiano Ribeiro
Nicole Haragutchi tem oito anos, nasceu em Wilmington, na Carolina do Norte, e mora em Saint Augustine, no estado da Flórida (EUA). Ela é filha de brasileiros e foi eleita “Young Miss Florida American Teen” e “Little Miss Florida Teen USA” (2019/2020). Tem como missão ajudar PcD (Pessoa com Deficiência), no caso crianças.
Rafaela Hayashi da Rocha completa 15 anos no próximo dia 8 de outubro. É estudante, mora em Ribeirão Preto. Aos 12 anos foi diagnosticada com transtorno do espectro autista. Rafaela sonha em ser chef de cozinha.
Mas o que essas duas meninas que nunca se encontraram pessoalmente têm em comum? É que a missão de Nicole pode ajudar a concretizar o sonho de Rafaela.
Daniela Hayashi da Rocha, mãe de Rafaela, conta que aos seis meses de idade percebeu que sua filha se comportava diferente do outro filho mais velho. “Foi normal, nós como pais fazermos essa comparação. E desde os seis meses de idade a levamos a médicos e especialistas”, conta.
Mas demorou doze anos para o diagnóstico: autismo. Nesse período, Rafaela sofreu bullying. “Isso aconteceu nas escolas com alunos, pais, professores e diretores. Em escolas particulares e públicas. Tivemos muitos problemas”, relata Daniela. “Hoje isso não acontece, a Rafaela é bem acolhida na escola pelos alunos e profissionais”.
Daniela se emociona ao falar sobre o que quer no futuro. “Os pais querem preparar o filho para a vida. Eu quero ajudar encaminhar a Rafa para o mundo. Daqui um tempo não estarei aqui mais para ajudá-la (diz entre lágrimas)… preciso que ela seja independente. E estamos conseguindo”.
Sonho em ser chef
Ela diz que é na cozinha que Rafaela se encontra. “Acho que ela herdou isso das avós, pois eu não gosto muito”, brinca. “Quando vou pra cozinha ela quer ajudar. A gente assiste aos programas de Master Chef e ela fala que um dia estará lá. Então eu procuro encaminhá-la nesse sentido. A Nicole se inscreveu em um concurso de culinária por isso”, comenta sobre a ação da pequena miss (ver mais abaixo).
Como se conheceram
Ricardo, pai de Nicole, conta que manteve contato com a família de Rafaela depois de saber a história da menina ribeirão-pretana. “Quando morei em São Paulo eu participava de um clube onde tinha vários amigos. Nós mantemos contato até hoje, mesmo morando nos Estados Unidos. Participando do WhatsApp eu percebi que um dos familiares de uma das amigas estava tendo problemas com a filha, porque ela era autista. Quando soubemos disso, a Nicole entrou em ação, fazendo os vídeos”, conta.
Há um ano Nicole e Rafaela se conheceram e começaram a trocar vídeos. A pequena miss quis ajudar no processo de convivência de Rafaela com o autismo. Nos vídeos, Nicole também vai para a cozinha como forma de incentivo.
Agora, Nicole entrou em um concurso de culinária com uma premiação em dinheiro. Se vencer, a miss repassará o valor para a brasileira investir em cursos e em uma cozinha adequada (ver box).
Ricardo explica que além de gostar, Nicole tem o objetivo de ajudar os estudantes com PcD, pois faz parte do mandato dela como miss. Nicole já ajudou outros estudantes. Em março passado ela levou a estudante Bruna Cremer da Rocha, da APAE de Cascavel (PR), para a Flórida, realizando o sonho da paranaense de conhecer a Disney. Recentemente ela trabalhou com o estudante Christopher Martinez, da Escola Morning Star, em Jacksonville, proporcionando uma aula sobre meteorologia extrema do Texas (Storm Chasers), porque Christopher quer se tornar um caçador de tempestades para aquela entidade.
Agora Nicole busca apoiar Rafaela. Para isso conta com o voto popular em uma disputa na internet. Uma prova que mesmo distante, as pessoas podem se ajudar, independente de idade.
(Saiba mais: http://nicole.multimediamoments.com/rafaela.html)
Votação pode ajudar Rafaela
Os votos em Nicole ajudam indiretamente Rafaela. A pequena miss se inscreveu em um concurso de culinária, cuja premiação será em dinheiro. Se vencer, o prêmio será revertido para Rafaela. “Queremos divulgar isso em Ribeirão Preto para que todos votem na Nicole e na Rafaela”, diz Ricardo, pai da miss.
A receita culinária utilizada por Nicole foi feita por uma das avós de Rafaela. “Ela está esperançosa e entra no site quase todos os dias para ver a votação. Essa semana ficou triste porque a Nicole foi ultrapassada, mas temos esperança, quem puder ajudar e votar nós agradecemos”.
A homepage para votação é https://baketivity.com/vote/