Termina neste sábado, 26 de setembro, o prazo para que os partidos registrem as candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador – pela internet, vai até as oito horas. Presencialmente, o registro e a documentação devem ser entregues ao juiz eleitoral até as 19 horas.
Em Ribeirão Preto, onze candidatos devem concorrer ao cargo de prefeito. Deste total, as únicas candidaturas que ainda podem sofrer mudanças são a de Rodrigo Junqueira (PSL) e a do candidato a vice-prefeito na chapa do MDB, o capitão da Polícia Militar Edilson Del Vechio Filho, também do PSL.
Por causa de um racha interno, que envolve a candidatura própria de Junqueira – e o apoio ao MDB, dois grupos promoveram convenções distintas. Um grupo lançou o empresário de 43 anos para concorrer ao Palácio Rio Branco e outro indicou o vice de Cristiane Bezerra (MDB), de 52 anos.
O impasse será decidido pelo juiz Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira, da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, que autorizou as duas convenções e o registro das duas chapas, a puro-sangue e a da aliança com o MDB. Porém, após a decisão judicial, o perdedor estará fora do pleito.
Até esta sexta-feira, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibilizado para que a população possa consultar a situação de todas as candidaturas, seis candidatos a prefeito e 248 postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores já haviam feito o registro.
Para prefeito já estão registradas as chapas do Patriota, com o professor Fernando Chiarelli, de 63 anos, em dobradinha com Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo; a do PRTB, formada pelo coronel Luis Henrique Usai (prefeito), de 56 anos, e Sueli Albanezi Gonzalez; e a da aliança do MDB com o PSL, com Cristiane Bezerra e o Capitão Del Vechio.
Também está registrada a coligação do PSDB com o Progressista, com o engenheiro agrônomo e atual prefeito Duarte Nogueira, de 56 anos, e Daniel Marques Gobbi para vice; a do PT, com o promotor Antônio Alberto Machado (prefeito), de 62 anos, e Elza de Paula Rossi para vice; e a do Psol, com o professor Mauro Inácio, de 51 anos, para prefeito e Mayra Ribeiro para vice.
Até o fechamento desta editoria, às 21 horas, ainda estavam pendentes as candidaturas do PMN, com o ferroviário Gérsio Baptista, de 64 anos, concorrendo a prefeito (o vice ainda não havia sido definido); e do empresário Rodrigo Junqueira, de 43 anos, do PSL, com o cabo PM Luiz Fernando, o “Cabo Ramos Bolsonaro” para vice.
Também não havia sido registrada a coligação do PSB com o Podemos, com a professora e ex-reitora da USP Suely Vilela, de 66 anos. para prefeita, e o empresário Mateus Eduardo para vice. A chapa do PCdoB, com o advogado Vanderley Caixe Filho, de 42 anos (sem vice definido), também não constava no site do TSE. Por fim, o Rede Sustentabilidade também não havia credenciado o professor Emilson Roveri, de 59 anos, e seu vice Luiz Mariano.
Já para as eleições proporcionais são esperadas 300 candidaturas, mas, até esta sexta-feira, 248 candidatos a vereadores estavam registrados no site do TSE. O número considera a quantidade e partidos estruturados e o total de concorrentes que cada legenda pode lançar, de 33 postulantes. O Legislativo municipal de Ribeirão Preto terá, a partir do próximo ano, 22 cadeiras.
Os 248 candidatos a vereadores de Ribeirão Preto já disponibilizados no site pertencem a onze partidos: PL (33), PSDB (33), DEM (32), MDB (32), Patriota (26), Cidadania (24), PDT (20), Podemos (20), Novo (14), PSOL (13) e PCB (1). Na página do TSE, além dos dados dos candidatos e da situação de cada um deles junto à Justiça Eleitoral, é possível acompanhar o gasto com campanha.
Também é possível consultar a situação de todas as cidades brasileiras. O endereço é: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/ Também já está no mesmo portal um novo sistema de peticionamento avulso, que permite ao candidato enviar documentos que estão faltando por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Antes, ele precisava entregar a documentação pendente pessoalmente.
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.
Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em novembro deste ano, segundo dados atualizados e divulgados pelo TSE. A quantidade de pessoas que poderão escolher prefeito e vereadores na cidade é 1,48% superior ao eleitorado de 435.369 “ribeirão-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.
Os 11 candidatos à prefeitura de RP
PSDB Prefeito: Duarte Nogueira Júnior Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)
PSB Prefeita: Suely Vilela Vice: Mateus Eduardo (Podemos)
PT Prefeito: Antônio Alberto Machado Vice: Elsa de Paula Rossi
PSOL Prefeito: Mauro Inácio Vice: Mayra Ribeiro
PRTB Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai Vice: Sueli Albanezi Gonzalez
Patriota Prefeito: Fernando Chiarelli Vice: Sargento Valter Vanzo Junior
Rede Sustentabilidade Prefeito: Emilson Roveri Vice: Luiz Mariano
PCdoB Prefeito: Vanderley Caixe Filho Vice: não definido
MDB Prefeita: Cristiane Bezerra Vice: capitão Edilson Del Vechio Filho
PMN Prefeito: Gérsio Baptista Vice: não definido
PSL Prefeito: Rodrigo Junqueira Vice: cabo Ramos Bolsonaro