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Serviços voltam a funcionar em Ribeirão

Poupatempo: de acordo com o Poupatempo, os cidadãos possuem acesso aos serviços públicos por meio do portal e aplicativo

João Camargo

Diante do cenário de isola­mento social e de medidas de dis­tanciamento sendo implantadas por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns serviços es­senciais para a população tiveram seus atendimentos presenciais encerrados temporariamente.

Na maioria dos casos, o su­porte estava sendo feito de ma­neira on-line, ou seja, por meio da internet. No entanto, nos úl­timos dias, alguns destes servi­ços têm retomado as atividades normalmente ou retornado com funcionamentos alterados e com capacidade máxima reduzida.

Por conta disso, o Tribuna reuniu programas e serviços, como o do Poupatempo, Detran. SP, CPFL, INSS e transporte pú­blico para informar como estão sendo realizadas suas atividades atualmente em Ribeirão Preto.

Poupatempo
Desde o dia 10 de setembro, o Poupatempo tem retomado os atendimentos presenciais em Ri­beirão Preto. Para que esse retor­no fosse feito da maneira mais segura possível, o posto foi pre­parado para que todos os pro­tocolos sanitários exigidos pelas autoridades fossem seguidos.

Em nota, o Poupatempo informou que, neste retorno, para ser atendido, é necessário o agendamento de data e hora. Agendamento este, que pode ser feito pelo portal (www.poupa­tempo.sp.gov.br) ou pelo aplica­tivo Poupatempo Digital.

Além disso, atualmente, a capacidade de atendimento é de 30%, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira habilitação e ex­pedição de RG, por exemplo.

“Para minimizar os riscos de transmissão e garantir a segu­rança da população e colabora­dores, haverá controle de acesso. Só será permitida a presença de acompanhantes em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatu­ra e higienização das mãos com álcool em gel. A manutenção do distanciamento entre as pessoas foi reforçada com sinalização nos bancos de espera, marca­ções no chão e orientação”, com­pletou o Poupatempo.

Detran.SP
O Detran.SP informou que todos os serviços de habilitação e veículos são agora atendidos pelo Poupatempo de Ribeirão Preto. Ainda segundo o de­partamento de trânsito, neste momento, para evitar aglome­ração, apenas os serviços que ainda não estão disponíveis de forma on-line, como transfe­rência de CNH, primeira ha­bilitação, reabilitação, adição e mudança de categoria, além de serviços de veículos, como segunda via do Certificado de Registro Veicular (CRV) são realizados de forma presencial.

Quanto aos demais, estes também estão disponíveis por meio do site do Poupatempo ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. A Ciretran de Ribeirão Preto continua sendo utilizada para procedimentos internos, como área de retaguarda dos atendimentos prestados pelo Poupatempo.

Nos últimos meses, o Detran. SP ampliou em 48% os serviços digitais. “Entre as 64 opções dis­poníveis, podemos citar a reno­vação simplificada e segunda via da CNH, licenciamento, trans­ferência, registro e liberação de veículos, consulta de multas e de pontuação na CNH, indicação de condutor, pesquisas de peças usadas, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de Em­presa Credenciada de Vistoria (EVC), entre outros”, finalizou o departamento por meio de nota.

CPFL Paulista
Quem também já retomou as atividades, foi a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Paulista. Desde o dia 3 de agosto, todas as agências de atendimen­to presencial do estado de São Paulo voltaram a funcionar, no período das 8h às 16h.

Nos locais reabertos, o aten­dimento será realizado apenas na área interna da agência, res­peitando a entrada de apenas um cliente por atendente. Em caso de filas, as pessoas deverão aguardar do lado de fora, ao ar livre, organizando um distancia­mento mínimo de dois metros entre cada indivíduo, de acordo com os adesivos colados no chão.

No interior das agências, foram instaladas proteções e divisórias de acrílico em to­das as mesas e os atendentes prestarão os serviços usando máscaras, respeitando as orien­tações dos órgãos públicos de Saúde. Além disso, os clientes também só poderão adentrar o local usando máscaras.

No entanto, embora os clien­tes possam ir pessoalmente às agências, a companhia reforça que a solicitação de serviços seja por meio dos canais digitais, a qualquer momento, evitando assim aglomerações.

A CPFL ressalta que, des­de o dia 12 de maio, é possível navegar pelo aplicativo para smartphones, CPFL Energia, de forma gratuita e sem gasto do pacote de dados durante o uso do app. Nele, estão dispo­níveis opções como solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documen­tos e fotos. Além do aplicativo, possível acessar, a qualquer momento, os serviços pelo site (http://www.cpfl.com.br/).

INSS
Ao todo, 119 agências do Instituto Nacional do Segu­ro Social (INSS), no Estado de São Paulo, foram reabertas nesta quinta-feira, 17 de se­tembro. Entre elas, as agências Ribeirão Preto e Ribeirão Pre­to-Amador Bueno.

De acordo com o instituto, neste primeiro momento, os atendimentos são feitos ape­nas para segurados agendados e somente para os serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação ad­ministrativa e reabilitação pro­fissional. Para estes serviços, o segurado deve realizar o agen­damento pelo Portal Meu INSS (gov.br/meuinss), aplicativo ou pelo telefone 135.

Segurados sem agenda­mento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomera­ções, conforme determinações do Ministério da Saúde. Tam­bém é importante ressaltar que, visando à segurança de segura­dos e servidores, as agências, nesta fase da retomada gradual, atenderão abaixo da capacida­de habitual.

“Com base em estudos in­ternos feitos pelo INSS, através de orientações do Ministério da Saúde e da Agência Na­cional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o INSS atenderá, nas agências, apenas a quantidade de segurados que respeitem o tamanho (metragem) das ins­talações, a fim de propiciar o distanciamento seguro entre as pessoas”, ressaltou o instituto por meio de nota.

ALFREDO RISK

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento conti­nuam disponíveis pelos canais remotos. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendi­mento presencial não for total­mente retomado, atendendo aos cidadãos que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remo­tos de atendimento.

Transporte público
Em relação ao transporte público municipal, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) infor­mou que todas as linhas da rede estão operando normalmente, de segunda-feira a sábado, com os seus respectivos quadros de horários adequados em função da demanda de passageiros, atu­almente observada.

Especificamente aos domin­gos e feriados, o atendimento é realizado por 48 linhas de ôni­bus que abrangem todas as regi­ões da cidade.

“Esclarecemos também que a Transerp vem monitoran­do diariamente a operação do serviço de transporte coletivo urbano e, quando constata a necessidade de qualquer ade­quação, notifica o Consórcio PróUrbano para a ampliação da frota, visando evitar lotação excessiva, principalmente nos horários de pico da demanda de passageiros”, completou.

Além disso, a Transerp co­municou também que, atenden­do as orientações das autorida­des de saúde, recomenda a todos os usuários do referido serviço a utilização de máscara de prote­ção facial nos pontos de ônibus e plataformas dos terminais, bem como no interior dos veículos durante a viagem.

Para se inteirar dos horários das linhas de ônibus, estes estão disponíveis no site www.ritmo­ribeirao.com.br.

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