Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Máscaras serão obrigatórias nas eleições

J.F.PIMENTA

O Tribunal Superior Elei­toral (TSE) divulgou o Pla­no de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020. A iniciativa traz uma série de recomendações para garantir a segurança dos mesários e dos eleito­res em meio à pandemia da covid-19. O pleito está mar­cado para os dias 15 e 29 de novembro, quando ocorrem o primeiro e o segundo tur­nos, respectivamente.

O Plano foi elaborado por uma consultoria sanitá­ria formada por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos hospitais Sí­rio Libanês e Albert Einstein.

Como funcionará
Todas as seções eleitorais vão ter álcool em gel para que os eleitores higienizem as mãos antes e depois da votação. O uso de máscaras será obrigató­rio e o cidadão não vai poder votar se não estiver usando o item. Além disso, não vai ser permitido comer, beber ou fa­zer qualquer outra coisa que implique na retirada da más­cara, segundo o protocolo.

Entre as principais reco­mendações aos eleitores, está a manutenção de uma distân­cia mínima de um metro nas filas e para o mesário, no mo­mento que antecede o voto. A Justiça Eleitoral recomen­da que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação e que evite levar crianças ou acom­panhantes às seções.

Mesários
Para os mesários, o proto­colo é ainda mais específico. De acordo com o TSE, todos eles vão receber o material, como máscaras e álcool em gel, para proteção individu­al. Várias instituições vão doar esses itens para a Justiça Eleitoral, garante o órgão, de modo que não vai haver cus­tos aos cofres públicos. Entre as dicas para os mesários es­tão a troca da máscara a cada quatro horas e o uso perma­nente do protetor facial.

No momento em que o eleitor mostrar o documento de identificação, o mesário deverá verificar a autentici­dade sem encostar em nada, diz o Plano. Se tiver dúvida na identificação, pode pedir ao cidadão que dê dois passos para trás e abaixe a máscara brevemente para confirmar a correspondência entre a pes­soa e o documento.

Os especialistas ouvidos pelo TSE reforçam que os mesários devem usar álcool em gel antes e depois de tirar a máscara, ao chegar e sair da seção eleitoral, antes e depois de se alimentar, depois de ir ao banheiro ou de tocar do­cumentos e objetos.

De acordo com o tribu­nal vai haver um local es­pecífico para os mesários fazerem as refeições. O es­paço em cada seção eleitoral deverá ser aberto, preferen­cialmente, com ventilação natural e que permita a dis­tância mínima de dois me­tros entre as pessoas.

Vale lembrar que o TSE decidiu ampliar o horário de votação das eleições mu­nicipais deste ano em uma hora. Os eleitores vão poder ir às urnas escolher os seus representantes das 7h às 17h. No entanto, entre o início da votação e 10h, o horário será preferencial para as pessoas com mais de 60 anos.

Segundo a Justiça Elei­toral, quase 148 milhões de pessoas estão aptas a votar. São mais de 95 mil locais de votação e cerca de 400 mil seções eleitorais. A partir de outubro, o TSE vai exibir as orientações da consultoria sanitária por meio da cam­panha “Vote com Segurança”, nas emissoras de rádio e tele­visão de todo o país.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Médico reclama de sinalização que provocou acidente em avenida

Redação 1

PUBLICIDADE: O Casamento da Dona Baratinha

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com