Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Santuário já prepara a viagem de Bambi

Foto: JF Pimenta

A aliá Bambi, de 58 anos, quatro toneladas e três metros de altura, vai deixar de ser mo­radora do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, em Ribeirão Preto. Ele está de malas prontas e será transferida para o Santuário de Elefantes do Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Estado do Mato Grosso.

Na última quinta-feira, 17 de setembro, a equipe do San­tuário dos Elefantes, liderada pelo biólogo Daniel Moura, chegou a Ribeirão Preto para iniciar o processo de adaptação da elefanta na “caixa“ em que ela será transportada. A equipe conta com biólogos, veteriná­rios e técnicos.

Dentro da caixa de transpor­te, o elefante não pode girar e nem se deitar. Porém, o santuá­rio garante que é “bem confortá­vel” para o animal. Atualmente, o local abriga quatro aliás asiáti­cas. O período de adaptação de Bambi ao equipamento deverá durar até terça-feira (22).

A logística começou a ser preparada há quase um mês, logo após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) autorizar a transferência de Bambi. Sem os recursos necessários para ban­car a viagem, o Santuário dos Elefantes promoveu, pela inter­net, a campanha denominada “Bambi vem para a manada”.

Conseguiu arrecadar R$ 50 mil, quantia suficiente para o traslado da aliá. A distância en­tre Ribeirão Preto e a Chapada dos Guimarães é de 1.250 quilô­metros. Em 18 de agosto, o de­sembargador o TJ/SP Roberto Maia concedeu liminar que au­torizou a transferência de Bambi para o Santuário dos Elefantes.

A decisão atendeu a um agravo de instrumento inter­posto pelo Fórum Nacional de Proteção e de Defesa Animal em ação civil pública movida contra a prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Infraes­trutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima). Em primeira instância, o Judi­ciário negou a transferência.

A aliá indiana Bambi che­gou ao Bosque Fábio Barreto em 23 de julho de 2014. Veio do zoológico municipal da ci­dade de Leme (SP) por deter­minação da antiga Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Na época, a pasta considerou o local e o espaço em que ela vivia inadequados. Antes, per­tencia ao Circo Stankowich. Com quatro toneladas e três metros de altura, tem 58 anos e é cega do olho esquerdo.

O zoo de Ribeirão Pre­to tem outra aliá, Maison, de aproximadamente 48 anos. A elefanta chegou em 17 de outu­bro de 2011, doada ao municí­pio pelo proprietário do Circo Biriba, Carlos Antônio Spíndo­la, o popular “Biriba”. Veio do Uruguai, onde trabalhou de­baixo da lona até o governo, a exemplo de outros países como o Brasil, proibir a apresentação de animais em espetáculos cir­censes. Asiática, pesa quatro toneladas.

Em recente nota enviada ao Tribuna, o Bosque Zoológico de Ribeirão Preto informou que cuida da elefanta há seis anos mediante autorização da Sima, oferecendo os cuidados com sua saúde física, mental e nutricional. Esclarece ainda que a aliá apresenta idade avan­çada para a espécie (58 anos) e que o registro de animal mais velho que viveu em cativeiro foi de 62 anos.

“Portanto, a preocupação com a transferência da Bam­bi continua, já que a distância é longa pelo fato de a elefanta também apresentar problemas de saúde (deslocamento de re­tina bilateral, catarata bilateral e lesão óssea crônica inflamató­ria em membro posterior direi­to)”, diz o texto. Porém ressalta que respeita a decisão judicial.

Parecer contrário
No começo de julho, a Sima, por meio do Departamento de Fauna (Defau), emitiu parecer em que aconselhava o Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto a evitar a do­ação de Bambi para o Santuário dos Elefantes por causa da idade avançada e do suposto estresse causado pela longa viagem.

Postagens relacionadas

PSL atrai mais filiados e cresce 340% em RP

Redação 1

Após saidinha, 55 presos não retornam às unidades prisionais na região de Ribeirão Preto

William Teodoro

Inscrições para processo seletivo da Etec José Martimiano da Silva vão até dia 13/11 para vagas remanescentes totalmente online

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com