Tribuna Ribeirão
Cultura

SPCD inicia exibição online da temporada

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) faz a exibição de sua Temporada 2020 neste mês de setembro. A próxima exibição será nesta quinta-fei­ra, 17 e setembro, às 20 horas – no dia 24 haverá mais uma. São apresentações em formato digital com transmissão online ao vivo do Teatro Sérgio Car­doso. A estreia foi no dia 10.

São apresentações feitas em exibição única nas redes sociais da companhia e na plataforma #CulturaEmCasa. A ideia de transmitir os espetáculos onli­ne ocorre devido às mudanças sociais provocadas pelo en­frentamento à covid-19, com as obras originalmente previs­tas sendo adaptadas à necessi­dade de distanciamento social.

“O que prevaleceu foi a criatividade latente tanto dos artistas da casa quanto dos convidados, expostos ao de­safio de explorar novos mo­dos de se fazer dança, fazendo jus ao nome da Temporada 2020, batizada ainda no fi­nal do ano passado como Permanência e Inovação”, dizem os organizadores.

A temporada começou com a exibição do americano Stephen Shropshire, que as­sinou para a SPCD o work in progress “Rococo Variations”, com a concepção e construção da obra (coreografia, figurinos, iluminação) feita de modo re­moto, em contato virtual entre o criador e os artistas da com­panhia, já que ele não pôde vir ao Brasil.

Outra exibição da estreia foi “Só tinha de ser com você”, grande sucesso de Henrique Rodovalho criado em 2005 para sua companhia, a Quasar Cia. de Dança. Na versão especial assinada pelo coreógrafo goiano para a SPCD, as distâncias entre os bailarinos foram ampliadas e as relações entre eles se cons­troem a partir de gestos e olha­res, sem contatos físicos.

Também na estreia, “Apa­rições”, de Ana Catarina Viei­ra, reuniu em seu elenco bai­larinos que já convivem entre si além da sala de ensaio, ins­pirada nas obras de Candido Portinari (1903-1962), César Guerra-Peixe (1914-1993) e nas danças populares do nor­deste do Brasil. Mais cinco obras inéditas que integram a Temporada 2020 partem do questionamento de como criar arte mesmo diante do desafio imposto pelo novo arranjo social atual.

A partir daí, foram criados solos para conjuntos com nú­mero reduzido de intérpretes, todos concebidos à distância por bailarinos e ensaiadores da SPCD, além de coreógrafos e artistas convidados. As pró­ximas exibições trazem espe­táculos que revisitam trechos das obras “Giselle”, “GrandPas de Quatre” e “La Esmeralda”, especialmente criados para a Temporada 2020 da São Paulo Companhia de Dança.

Estão na lista “Grand Pas de Deux de Giselle – 2º ato”, assinado por Lars Van Cauwenbergh, inspirado li­vremente na obra de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854); “Esme­ralda”, criado por Duda Braz e inspirado na obra de Marius Petipa (1818-1910) a partir do original de Jules Perrot (1810- 1892); e “Grand Pas de Quatre de Pugni”, criado pelo bailari­no Diego de Paula.

O streaming também traz o duo “Dualidade” e o solo “Objeto do meu próprio de­sejo”, assinados pela dupla brasileira Mônica Proença e Jonathan dos Santos e o ar­gentino Esdras Hernández. Há ainda obras já presentes no re­pertório da companhia, como “Grand Pas de Deux de Carna­val em Veneza”, de Duda Braz; “Instante”, de Lucas Lima; “A morte do cisne”, de Lars Van Cauwenbergh; “Grand Pas de Deux de Dom Quixote”, em remontagem pela SPCD; e tre­chos de “Gnawa” e “La Sylphi­de”, obras originais de Nacho Duato e Mario Galizzi.

Postagens relacionadas

Festival de Jazz ganha 2ª edição

Redação 1

HBO espalha seis tronos de ferro para que fãs de ‘Game of Thrones’ os encontrem

Redação 1

MTV Miaw e Meus Prêmios Nick serão transmitidos ao vivo em 2020

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com