Tribuna Ribeirão
Geral

Calor não dá trégua em RP

ALFREDO RISK

Ribeirão Preto voltou a registrar temperatura acima de 33 graus Celsius nesta se­gunda-feira, 14 de setembro, depois de um final de semana quente em todo o estado de São Paulo. Por volta das 16 horas de ontem, os termômetros marca­vam 34ºC, com umidade relati­va do ar em 15%.

Na tarde da última quinta­-feira (10), a cidade registrou 38ºC, a temperatura mais ele­vada do ano, registrada em ple­no inverno. O jeito foi apelar para água e sorvete, além de ventiladores e ambientes com ar-condicionado. De acordo com o site Climatempo, a mí­nima de ontem foi de 18ºC, na madrugada, e a máxima che­gou a 36ºC à tarde.

A umidade oscilou entre 13% e 42%. De acordo com o site especializado em meteo­rologia, a mínima nesta ter­ça-feira (15) será de 17ºC e a máxima, de 35ºC, com zero milímetro de chuva e umidade entre 21% e 64%. Para quarta­-feira (16), o Climatempo pre­vê temperatura entre 19ºC e 36ºC sem possibilidade de chu­va e com a umidade relativa do ar oscilando entre 16% e 55%, dependendo do horário.

Diante dos dias mais quen­tes registrados desde o início do mês, a Defesa Civil Estadu­al emitiu um alerta de risco de temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e sensa­ção de calor intenso no estado de São Paulo durante a semana. A umidade relativa do ar ideal é de 60%, segundo a Organiza­ção Mundial de Saúde (OMS). Abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta.

Abaixo de 12% já é conside­rado um caso de emergência. “Esse calor é decorrente dos ven­tos que sopram do interior do continente somados à presença do Sol e ausência de nuvens. A umidade relativa do ar também pode ficar abaixo de 15% no período vespertino em pratica­mente todas as regiões do esta­do”, diz a Defesa Civil, em nota.

A primavera vai começar no próximo dia 22 e as médias de temperatura registradas em setembro são realmente mais altas se comparadas aos outros meses anteriores do inverno. Além das recomendações para distanciamento social e uso de máscara por causa da pan­demia de covid-19, a Defesa Civil também recomenda que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes.

Postagens relacionadas

Pelo menos 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia em São Paulo

Redação 2

Obras avançam na Zona Oeste de RP

Redação 1

Poupatempo terá mutirão da CNH

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com