O prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenes (sem partido), cobrou humildade por parte do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). O recado está em áudio e mensagem de texto compartilhados no grupo de WhatsApp dos prefeitos das 34 cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).
O áudio e o texto foram publicados pelo prefeito no começo da tarde desta sexta-feira, 11 de setembro, e acabaram vazando para a imprensa. O motivo da indignação de Zezinho Gimenes teria relação com o fato de Duarte Nogueira não ter citado os outros chefes de Executivos municipais quando falou sobre a volta da região para a fase amarela do Plano São Paulo.
Na quarta-feira (98), 13 prefeitos da região, incluindo Gimenes, José Carlos Carrascosa (PSDB), de Cravinhos, e Duarte Nogueira, estiveram em São Paulo onde se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e pediram o retorno da região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII) para a fase amarela. Eles também assinaram um documento com os argumentos técnicos.
No áudio, o prefeito de Sertãozinho afirma ser lamentável Nogueira não ter citado a participação dos outros prefeitos e que ele teria puxado somente para si essa vitória. “Lamentável a posição do Nogueira, pé no chão e sandália da humildade, Nogueira”, afirmou. Zezinho Gimenes também parabenizou os outros chefes de Executivos e cobrou que o tucano mudasse a postura.
Ao Tribuna, José Carlos Carrascosa – que preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana – confirmou a veracidade das mensagens feitas no grupo do WhatsApp. Ele prefere não polemizar e diz que se trata de um sentimento pessoal de Gimenes. Em sua opinião, todos se uniram para essa conquista e, o mais importante, foi a região ter voltado para a fase amarela.
O Tribuna ligou várias vezes para o celular do prefeito de Sertãozinho, mas ninguém atendeu. Na coletiva de imprensa, ao ser questionado sobre o assunto, Duarte Nogueira afirmou que tem se dedicado integralmente para mudar essa situação desde que a região voltou para a fase laranja. “Relevo as palavras do prefeito, que é meu amigo, mas as considero inadequadas”, disse. Também agradeceu o trabalho e a união dos prefeitos.