O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou, em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, 11 de setembro, a retomada das aulas nas cerca de 300 escolas particulares e faculdades de Ribeirão Preto a partir do dia 21. O anúncio ocorreu após o governo estadual divulgar que a região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII) avançou para a fase amarela do Plano São Paulo.
As instituições de ensino deverão seguir as regras de limitação de estudantes, que varia entre 20% e 35%, e a reabertura das escolas privadas deverá ser discutida com os pais e alunos. Já nas escolas da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, será permitido até 35% da capacidade de alunos na respectiva série ou etapa.
Nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, será permitida a retomada com até 20% da capacidade de alunos na respectiva série ou etapa. Na rede municipal de ensino, que tem cerca de 47 mil alunos em 108 escolas, as aulas presenciais continuam suspensas até 18 de outubro.
As aulas presenciais na rede estadual também continuam suspensas por ao menos 28 dias, como manda o Plano São Paulo – até 9 de outubro, no mínimo. Na região, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, são 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil apenas na capital da Região Metropolitana.
Nos 645 municípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades. As medidas sobre Ribeirão Preto foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (11). Os eventos sociais realizados em espaço particular por terceiros – buffets ou similares –, ou realizados em espaços públicos alugados ou terceirizados, também serão liberados a partir de outubro.