Os investimentos da CPFL Paulista no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias resultaram em uma maior eficiência de suas ações de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”. Tanto que, no primeiro semestre deste ano, a companhia conseguiu regularizar 3.974 fraudes e recuperar 23.1 gigawatt-hora (GWh) na região de Ribeirão Preto e Franca.
O volume, que já corresponde a cerca de 60% do recuperado durante 2019, seria suficiente para abastecer 154.392 residências durante um ano. A CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende cerca de 4,6 milhões de clientes em 234 municípios no Estado de São Paulo – aproximadamente 310 mil apenas na cidade de Ribeirão Preto –, encontrou 2.329 ocorrências de irregularidades no primeiro semestre deste ano em cinco cidades da região.
Em Ribeirão Preto, a concessionária, em parceria com as polícias Civil e Militar, encontrou 1.596 “gatos”, média de quase nove por dia (8,8), uma fraude ou furto a cada duas horas e 40 minutos. A cidade também lidera na recuperação de energia, com 9.487 mil megawatt-hora (MWh). Foram realizadas 15.527 inspeções no período.
Em seguida aparecem Sertãozinho (244 e 1.99 MWh), Barretos (219 ocorrências e 1.135 MWh recuperados), Bebedouro (166 e 986 MWh) e Guaíra (104 e 648 MWh recuperados). No ranking geral da CPFL Paulista, Ribeirão Preto só fica atrás de Campinas em número de “gatos”. A líder registrou 3.027 ocorrências no primeiro semestre deste ano, com a recuperação de 20.275 MWh.
Entre os municípios com maior recuperação de energia na região de Franca, a própria cidade-sede registrou dois mil MWh, e 332 ocorrências ficando em primeiro lugar. Batatais ocupa a segunda posição com 650 MWh (110 fraudes). Morro Agudo é a terceira da lista com 492 MWh (58 casos), enquanto Orlândia, com 353 MWh (38 “gatos”), seguida por Ituverava, com 348 MWh (42 BOs), fecham o ranking.
No ano passado, a empresa encontrou 5,4 mil ocorrências de irregularidades apenas na região. Nas ações para coibir os delitos, a empresa conseguiu recuperar quase 27,2 mil MWh com a regularização de ligações feitas de forma ilegal, o suficiente para abastecer 15,1 mil residências durante um ano inteiro. Ribeirão Preto registrou o maior número de fraudes identificadas, alcançando a marca de 3.358 ocorrências em 2019, média de quase 280 por mês, mais de nove por dia – havia irregularidades em 10% das 33.219 inspeções.
A energia furtada no município representa 16.920 megawatts-hora, suficiente para abastecer mais de nove mil moradias por um ano. Apesar dos dados alarmantes, a quantidade de casos de 2019 ficou 51,7% abaixo dos 7.368 do ano anterior, ou 3.810 flagrantes a menos.
No primeiro semestre de 2020, após quase 140 mil inspeções realizadas nas 234 cidades da área de atuação da CPFL Paulista, a recuperação de energia em toda a área de atuação da distribuidora foi de 101 GWh, o que abasteceria 675.912 residências por um mês. Esse total já corresponde a 72,8% do volume recuperado durante 2019.
Em 2019, a distribuidora recuperou 139,2 GWh de energia, suficiente para abastecer mais de 77 mil residências por ano. Se essa energia recuperada for convertida em tarifa de venda de energia, representa cerca de R$ 91 milhões, dos quais parte desse valor volta para os cofres públicos em forma de impostos (ICMS e PIS/ Cofins) que não foram pagos e serão revertidos para benefício da população.
Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento. Em 2020 os números de boletins de ocorrência registrados contra fraudadores cresceram em mais de 300%, somando 334 boletins de ocorrência até junho na CPFL Paulista.
As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.
Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com. br/fraude, ou pelo e-mail de[email protected].
As ocorrências em 5 cidades da região