Tribuna Ribeirão
Política

Praça das Bandeiras pode ter feira orgânica

ELZA ROSSATO/AMIGOS DA FOTOGRAFIA

Um projeto de lei que tra­mita na Câmara de Vereado­res prevê a criação da Feira Orgânica e Social na Praça das Bandeiras, no entrono da Catedral Metropolitana de São Sebastião, a Igreja Martriz de Ribeirão Preto. O objetivo, segundo o autor da proposta, Rodrigo Simões (PSDB), é unir os produtores e as pessoas que empreendem na área de orgânicos.

Esses produtos que não utilizam compostos quími­cos na produção e são co­mercializados sem conser­vantes e aromatizantes. O objetivo é incentivar o con­sumo desses alimentos. De acordo com o projeto, a feira será realizada aos domingos, das nove às 13 horas, e reuni­rá, no máximo, doze peque­nos produtores da cidade.

Eles serão cadastrados pela própria Catedral Metropolita­na. Por fazer parte de um com­plexo tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio His­tórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), do governo estadual, o local não sofrerá nenhuma intervenção visual ou estrutural, mantendo obrigatoriamente suas caracte­rísticas originais.

Já a prefeitura não terá qualquer responsabilidade so­bre a execução do evento ou dever de auxiliá-lo financeira­mente. A limpeza do local da feira será de responsabilidade exclusiva dos expositores e da Catedral Metropolitana de São Sebastião, podendo a adminis­tração pública, a seu critério e conveniência, auxiliar o trans­porte e descarte dos resíduos provenientes da feira.

Simões afirma que a ideia é fazer uma ponte entre consu­midores e produtores em um espaço central, que hoje está sendo cuidado pela própria Igreja Católica. “A Catedral Metropolitana vem fazendo um trabalho de manutenção e preservação da praça, manten­do-a em excelente estado de conservação”, diz o vereador.

“Para a economia de Ribei­rão Preto é um excelente in­centivo, pois comprar produ­tos artesanais significa ajudar a natureza como um todo, já que o processo de produção desses alimentos é sustentável”, afirma na justificativa do projeto, que O projeto está na pauta para ser votado nesta quinta-feira, 10 de setembro.

Campanha
O Grupo Rede Agroflo­restal da Região de Ribeirão Preto realiza uma campanha para arrecadação de R$ 30 mil que serão destinados para a compra de alimentos orgâni­cos cultivados por produtores familiares. Os legumes, frutas e verduras e raízes como man­dioca serão distribuídos para famílias de comunidades em situação de vulnerabilidade social da cidade.

O grupo foi criado no ano passado e reúne produtores ru­rais, agricultores familiares as­sentados pela reforma agrária, instituições de pesquisa, estu­dantes, ONGs e cooperativas. Tem como uma das metas pro­por e difundir ações voltadas para o produtores do sistema agroflorestal. A nova arrecada­ção faz parte da segunda etapa de uma campanha iniciada em abril em função da pandemia do coronavírus na cidade.

Na primeira etapa foram arrecadados R$ 12 mil que se transformaram em seis tone­ladas de alimentos adquiridos dos produtores dos assenta­mentos Mário Lago, localiza­do na Zona Leste de Ribeirão Preto, e Sepé Tiaraju, em Serra Azul. A campanha terminará em 21 de setembro. O endere­ço da plataforma é catarse.me/ redeagroflorestalrp.

Postagens relacionadas

IPM fará ‘pente-fino’ em aposentadorias

Redação 1

Bolsonaro avalia nome militar para a Petrobras

Redação 1

Justiça aprova o IPTU Verde

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com